Desde 2010

buru-rodas

Odyssey: minivan da Honda chega à 5ª geração

18_h o (1)

Pouco comuns aqui no Brasil, as minivans familiares fazem sucesso na Europa e Estados Unidos. A Honda, uma das líderes de mercado nesse segmento, apresentou recentemente a nova Odyssey (ano/modelo 2018). A minivan mais popular da marca japonesa chega à sua quinta geração com mais tecnologia e novos retoques no design. Para quem gosta de reunir a família em longas viagens ou os amigos num final de semana…, o modelo é adequadíssimo, evidentemente, pelo amplo espaço interno e também pelo bom padrão de conforto.

18_h o (2)

Estilo exterior >> A nova Odyssey sofreu uma evolução mais esportiva na sua forma exterior em relação à geração passada. A configuração 2018 inclui o desenho mais atualizado da grade trapezoidal da Honda, com barras paralelas cromadas, faróis mais afilados com LEDs e novas luzes diurnas para as versões EX e acima.

18_h o (3)

O capô ganhou dois vincos bem proeminentes que adicionam um visual mais atraente e sofisticado. No geral, a dianteira do carro mais remete a um sedã esportivo do que a uma minivan. Um detalhe estético interessante está na coluna “D” (na parte traseira) aonde o final do teto parece flutuar sobre a cabine.

18_h o (4)

Mais detalhes >> Equipada agora com pneus maiores (medidas 235/60) e rodas de 18 polegadas (19 polegadas disponíveis como opcional), o modelo está com uma aparência mais ´atlética´ do que a geração anterior. As lanternas traseiras em formato de letra ´C´ se estendem às laterais do veículo e deram ao Honda Odyssey uma aparência bem mais luxuosa e moderna. Tendência do momento, a barra cromada horizontal também ornamenta a traseira da minivan.

18_h o (5)

Aerodinâmica >> A configuração 2018 recebeu a mais completa e intensa variedade de refinamentos aerodinâmicos até o momento. Esta abordagem dos engenheiros da Honda aumenta a eficiência de consumo de combustível e amplia o conforto via a redução do ruído do vento.

18_h o (6)

O modelo traz diversas “capas” inferiores que otimizam a passagem do ar, diminuem o barulho ao rodar e ainda trabalham na produção do ´downforce´, colaborando na estabilidade do carro. Os limpadores de parabrisa, por exemplo, são quase escondidos por baixo do capô. Os espelhos laterais foram praticamente esculpidos após pesquisas no túnel de vento. A antena traseira do rádio (tipo barbatana de tubarão) e mais um pequeno spoiler traseiro, finalizam o conjunto aerodinâmico. Pela primeira vez no Odyssey, a rigidez da carroceria foi aprimorada com o uso de adesivos estruturais e espumas acústicas em locais-chave.

18_h o (7)

Comodidade >> A máquina tamanho ´GG´ possui portas laterais deslizantes. Com a aproximação de uma pessoa com a chave no bolso (mas com as mãos muito ocupadas), basta um toque na maçaneta da porta do motorista que a porta se abre. Uma trava de segurança impede a abertura da porta deslizante esquerda quando a tampa do combustível está aberta.

18_h o (8)

18_h o (9)

Trem de força >> A Honda escolheu uma conhecida unidade para equipar a Odyssey. Seu motor 3.5-V6/i-VTEC de 24 válvulas e injeção direta de gasolina, desenvolve 280 hp de potência máxima e pode vir equipado com caixa de câmbio automática de 9 marchas ou com a inédita transmissão de 10 velocidades (também automática). O propulsor é bem moderno e conta, inclusive, com sistema de desativação de 3 cilindros com o objetivo de economizar combustível. Segundo a Honda esse motor dispensa revisões (excetuando-se, é claro, as trocas normais de fluidos) até as 100 mil milhas, cerca de 160 mil quilômetros.

18_h o (10)

No geral… >> A Odyssey tem espaço para até oito pessoas, dependendo da sua configuração. É um colosso de conforto. Assim teve que se transformar para poder sobreviver no acirrado mercado norte-americano. Por dentro, esbanja luxo. Os bancos podem vir forrados em tecido normal, mas há opção de couro preto, bege, cinza ou marrom.

18_h o (11)

Muito segura, ela tem controle de tração, estabilidade e torque, assim como oferece alerta de tráfego cruzado adiante, alerta de pontos cegos, piloto automático, abertura da tampa do porta-malas sem as mãos e muita tecnologia a bordo, com sistema de som de alta qualidade, telinhas individuais, GPS, ar-condicionado digital e opção de teto solar panorâmico. (Fotos: divulgação)

18_h o (12)