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Infiniti QX50: a maior revolução das últimas décadas

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Em dezembro do ano passado a Infiniti – subsidiária de luxo da japonesa Nissan – apresentou no Salão de Los Angeles a novíssima geração do QX50, seu SUV médio/compacto. Agora, nesses primeiros dias de fevereiro, a marca já lançou oficialmente o primeiro carro do mundo que traz motor com taxa de compressão variável.

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Qual a vantagem disso? >> Esta brilhante invenção oriunda da mais criativa engenharia mecânica da atualidade, oferece várias vantagens, dentre as quais, duas principais: um ganho de 35% na economia de combustível em relação a um motor comum e significativa ampliação do torque, promovendo uma performance mais eficaz em todos os níveis de rotação.

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Poder paralelo >> Mesmo que a maioria dos fabricantes automotivos esteja, nesse instante, apresentando soluções para eletrificação de veículos ou possibilidades de condução autônoma como referências de modernidade dos seus projetos, um lançamento como o Infiniti QX50 é a prova de que as tecnologias revolucionárias de motores tradicionais a combustão interna, ainda estão sendo desenvolvidas e podem trazer resultados positivamente inesperados.

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Inovação inusitada >> O espetacular motor 2.0 de 4 cilindros em linha ´VC-Turbo´ da Infiniti, é um trabalho digno dos maiores elogios. A unidade consegue, de maneira primorosa, otimizar ao máximo o uso da energia que será destinada à tração e também é competente na eficiência do consumo de combustível.

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Shinichi Kiga (engenheiro-chefe da Nissan) confessou que o esboço do projeto inicial foi traçado há 20 anos. A câmara de combustão desse propulsor tem um tamanho esplendidamente variável.

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Funcionamento >> O grande segredo do VC-Turbo é uma nova peça de engenharia batizada de ´Multilink´. Em resumo, é um componente metálico que liga a biela do pistão convencional ao eixo de manivela e também à uma haste inferior unida ao braço atuador. Para variar a relação de compressão, uma unidade harmônica gira o braço, que por sua vez altera o ângulo do Multilink. Este, finalmente, encurta ou prolonga a distância que o pistão atua, variando, assim, a taxa de compressão.

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Ganhos >> O resultado culmina em 268 hp aos 5.600 rpm, o que é uma medida menor do que a do motor Nissan 3.7/V6 que entrega 325 hp aos 7.000 rpm, só que o pico de torque do VC-Turbo, acontece muito mais cedo.

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O Infiniti QX50 atinge quase 40 kgf.m de torque (apenas em 1.600 rpm) e consegue entregar um ótimo consumo de 11,7 km/litro (ciclo de cidade) com uma disponibilidade impressionante de potência para um motor pequeno (268 hp).

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Outros dados >> O motor VC-Turbo entrega qualquer taxa de compressão entre 8:1 e 14:1, oferecendo, como já dito, muito desempenho e eficiência na queima. O Infiniti QX-50 traz as tecnologias “ProPilot” que disponibilizam, por exemplo, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e alertas diversos (ponto cego, fadiga, iminência de colisão, etc…).

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No Salão de Detroit 2018 esse veículo também foi alvo dos mais largos elogios. Seu motor foi destacado como a invenção mais criativa da engenharia mecânica nas últimas quatro décadas. O Infiniti QX50 concorre diretamente com o Lexus RX, BMW X3, Audi Q5 e Mercedes-Benz GLC. (Fotos: divulgação)

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