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Ioniq: o carro autônomo da Hyundai está quase pronto

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As principais marcas aproveitaram o badalado Salão de Los Angeles, recentemente ocorrido, para divulgar as suas principais atrações, já que a Califórnia é um local importantíssimo dentro do gigantesco mercado automotivo dos EUA. E é nesse ensolarado Estado que existe a maior frota de veículos elétricos, híbridos e autônomos do mundo. A Hyundai Motor Company usou esse ambiente perfeito para apresentar o carro-conceito autônomo Ioniq.

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Desenho limpo >> O hatch – que dispensa as mãos do motorista para se movimentar –, tem praticamente o mesmo design que o restante da linha Ionic, já que o “LiDAR” (seu complexo sistema de radares) fica escondido dentro do para-choque dianteiro, ao invés de ser posicionado no teto, como ocorre em quase 100% dos modelos autônomos da atualidade.

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Muita tecnologia >> Segundo a Hyundai, um dos objetivos principais do projeto era manter os esquemas tecnológicos que proporcionam a autonomia do carro da maneira mais simplificada possível. A marca coreana diz que isso foi viabilizado através de uma evolução do piloto automático adaptativo do Ionic de produção normal, que ganhou novas câmeras e radares principalmente na parte frontal do veículo.

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A Hyundai está se esforçando para atingir a perfeição no seu sistema operacional e o foco maior da empresa é finalizar uma plataforma tecnológica eficaz e de baixo custo, que possa ser utilizada em todos os seus modelos e que o consumidor médio possa pagar.

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Na prática >> Agora em 2016 a Hyundai Motor Company recebeu uma licença para testar os seus carros autônomos em ambientes urbanos. Para mostrar os veículos em ação, a fabricante vai estrear duas unidades do Ioniq autônomo na tradicional “CES” (Consumer Electronics Show), um dos maiores eventos de informática e eletrônica do mundo, que ocorrerá no início de janeiro de 2017 em Las Vegas (EUA).

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Segundo a Hyundai, o modelo é capaz de trafegar lentamente entre pedestres, identificar (e obedecer) semáforos, sinais de parada e zonas escolares, estradas em construção, barreiras no meio da pista, redutores de velocidade, cães sem coleira, crianças atravessando a rua e outras centenas de situações comuns no trânsito de grandes cidades.

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Quase finalizado >> O modelo já está pronto, mas a empresa diz que ainda faltam alguns testes para que o Ioniq seja declarado 100% seguro e pronto para rodar em qualquer lugar. O projeto tornou-se uma obsessão de 11 mil engenheiros e designers que trabalham no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai em Namyang, Coreia do Sul. (Fotos: divulgação)

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