Desde 2010

buru-rodas

Jeep Renegade e Compass terão versões híbridas

O Salão de Genebra começa oficialmente amanhã (7/3), mas as coletivas reservadas à imprensa especializada já estão acontecendo. Dentro das novidades exibidas, a norte-americana Jeep apresentou as novas versões híbridas dos seus SUVs compactos Renegade e Compass.

Esses modelos passarão a vir equipados somente com o motor Firefly 1.3 turbo e o ´trem de força´ será complementado por mais um propulsor elétrico posicionado no eixo traseiro, e que assume a função de tracionar essa parte posterior do veículo, ou seja, o motor a combustão cuida somente do eixo frontal e o elétrico ajuda lá atrás. A Jeep chama esse tipo de tração integral mista de ´eAWD´ e afirma que a mistura da tração puramente mecânica com a eletrificada é ainda mais eficaz que o tipo convencional.

Apesar de a marca não ter divulgado números de autonomia em relação aos dois veículos e as capacidades de suas baterias de íons de lítio, a Jeep publicou a potência de ambos: o Renegade Plug-In Hybrid terá 190 cv de força, enquanto a variante PHEV do Compass oferecerá 240 cv. Os dois terão capacidade de se locomover por 50 km apenas no modo elétrico, detalhe que diminui a emissão de CO2 e também abaixa o consumo no uso cotidiano.

Mesmo para os mercados europeu e norte-americano, tanto o Compass PHEV quanto o Renegade híbrido somente chegarão no segundo trimestre de 2020. A Jeep nada falou sobre a possibilidade de a novidade vir a ser vendida também no Brasil… (Fotos: divulgação Jeep & Google free / Instagram: @acelerandoporai)