Desde 2010

buru-rodas

John Cooper Works Rally: a nova máquina off-road da MINI

06_mcr-1

Extremamente robusto, absolutamente preparado para encarar duros desafios e muito carismático: esse é o MINI John Cooper Works Rally, novo bólido que representará a marca inglesa em diversas competições fora de estrada em 2017. Desenvolvido pela MINI Motorsport, o novo modelo dá continuidade à longa história de automobilismo da MINI, sempre com carros expressivos de rali cross-country.

06_mcr-2

06_mcr-3

O novo esportivo foi desenvolvido para participar do campeonato mundial da FIA, do lendário Rally Dakar e do mais recente desafio de resistência de longa distância, o “Way Rally Silk”. Com base na versão Countryman, o John Cooper Works Rally foi todo modificado para se tornar capaz de enfrentar e sobreviver aos rigores do rali cross-country.

06_mcr-4

Os principais detalhes modificados no conjunto foram os seguintes: performance aerodinâmica, gerenciamento de temperatura, distribuição de peso (para melhorar o centro de gravidade), novo desenho do chassi e mapeamento do motor.

06_mcr-5

Todas essas áreas acima citadas foram avaliadas em muitas horas de testes reais e simulações para garantir um melhor desempenho com o menor consumo de combustível. O esportivo foi testado em diversas situações e terrenos, passando por alagamentos, chuvas, condições secas, areia macia, lama profunda e mais algumas subidas de montanhas com milhares de metros acima do nível do mar.

06_mcr-6

Exterior >> Por fora o novo MINI John Cooper Works Rally tem praticamente as mesmas dimensões do Countryman, mas, logicamente, tudo foi modificado para se conseguir uma diminuição do peso total do veículo. A ´casca´ da carroceria é totalmente feita em fibra de carbono e Kevlar.

06_mcr-7

Interior >> O habitáculo foi feito para comportar duas pessoas (piloto + navegador), além de 3 pneus de estepe (dois deles na parte de baixo do carro), tanque de 385 litros de combustível e demais equipamentos de segurança, que incluem extintores de incêndio, algumas ferramentas e dois macacos hidráulicos que podem ser manuseados de dentro do veículo.

06_mcr-8

Muita força! >> Para o novo projeto a MINI escolheu um motor BMW TwinPower turbo de 6 cilindros movido a óleo diesel. O objetivo era conseguir muita potência e velocidade máxima de 184 km/h, mas, antes disso, obter do propulsor uma feroz resistência às intempéries.

06_mcr-9

A unidade tem 2.993 cm³ e produz 340 hp de potência máxima aos 3.250 rpm. O vigoroso torque desse motor raspa os 80 kgf.m, doando extrema força já a partir de baixíssimas rotações. Segundo a MINI, o bólido está pronto para enfrentar qualquer desafio. Dentre vários obstáculos, o maior deles será o Dakar 2017, aonde o novo MINI John Cooper Works Rally terá que encarar as seções montanhosas da Bolívia, com mais de 3.000 metros acima do nível do mar. (Fotos: divulgação)

06_mcr-10