13 / 06 / 2017

Kona, o novo SUV global da Hyundai já foi lançado

13_h k 001

Pela sede de expansão e criatividade acima da média, a Hyundai parece ser a marca automotiva mais aguerrida da atualidade. A empresa coreana, apesar de estar com o portfólio atualizado, revelou nesta terça-feira (13/6) o novíssimo SUV compacto Kona. Dependendo do mercado a ser comercializado, o utilitário esportivo também poderá se chamar ´Kauai´, por causa da dubiedade de significados que o nome pode conter em alguns idiomas.

13_h k 002 13_h k 003

O Kona representa a ampliação da linha de SUVs no segmento B que a Hyundai Motor prometeu, oferecendo design moderno com alto refinamento e espaço interno. Ele começará a ser vendido na Coreia agora em junho, seguido pela América do Norte e Europa ainda em 2017.

13_h k 004 13_h k 005

Totalmente novo >> A marca oferece nesse SUV compacto alguns recursos tecnológicos inovadores, além de antecipar a imagem ousada que sugere a futura direção de design das próximas gerações de carros da Hyundai. Um dos destaques de estilo é o grupo óptico frontal dividido em duas plataformas. A de cima prioriza a iluminação diurna (DRL) com LEDs e a de baixo comporta os faróis propriamente ditos.

13_h k 006

Tal como acontece com o arranjo frontal, a configuração de iluminação traseira, também foge do convencional com dois ´andares´ distintos: um, agregado à tampa do porta-malas e outro mais na linha do para-choque.

13_h k 007

Colorido >> A Hyundai disponibilizará diversas variações de cores divertidas para permitir uma maior personalização do Kona. O formato da carroceria é bem moderno e o teto poderá vir pintado num tom diferente, possibilitando aos clientes a expressão das suas individualidades.

13_h k 008

Por dentro >> O Kona oferecerá um painel com forte expressão horizontal, detalhe do desenho interno que cria uma sensação de amplitude no cockpit. A Hyundai garante que ele tem o melhor espaço interno do segmento. Seu monitor central ´AVN´ (Áudio, Visual e Navegação) incorpora os recursos mais avançados de entretenimento e informações da atualidade. O painel exibe aletas de ar-condicionado em formato redondo nas extremidades próximas às portas e alongadas no centro.

13_h k 009

Projeto >> A nova plataforma compacta da Hyundai foi desenvolvida para equipar os modelos do segmento ´B´ dessa marca coreana. O projeto final priorizou o espaço interno, boa altura em relação ao solo e excepcional visibilidade na posição de dirigir. Ele será ofertado em versões com tração apenas na dianteira ou com sistema integral 4X4.

13_h k 010

Em ambos os casos o chamado ´layout subterrâneo´, que inclui o sistema de escapamento, foi concebido para reduzir a intrusão do túnel central, ou seja, para doar mais espaço às pernas dos ocupantes dos assentos traseiros.

13_h k 011 13_h k 012

Motorizações >> Na opinião do fabricante, o modelo terá que oferecer uma combinação eficiente entre consumo de combustível e condução divertida. Sua gama de motores terá versões com turbocompressor a gasolina e diesel (dependendo do mercado). Uma unidade 2.0 de 4 cilindros com ciclo Atkinson (que provavelmente terá uma derivação híbrida em breve) produz 149 hp e acelera de 0-100 km/h em 10 s. Essa configuração virá com transmissão automática de seis velocidades e torque de 13,8 kgf.m. O motor Gamma 1.6 T-GDI doa 177 hp, faz de 0-100 km/h em 7,7 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h.

13_h k 013

Especificamente para a Europa, os clientes poderão optar pelo motor 1.0 de três cilindros turbo T-GDI com transmissão manual de seis velocidades e 120 hp de força máxima. Há, também, o 1.6 a diesel para alguns mercados selecionados.

13_h k 014

Enfim… >> O inédito Kona será comercializado em todo o mundo, inclusive no Brasil, que está entre os 10 maiores mercados do mundo na atualidade. Até agora a Hyundai Motor Brasil (HMB) nada comentou sobre esse carro, sua possibilidade de fabricação local ou importação, no entanto, pelo alto nível de tecnologia (que inclui controle de tração e estabilidade, além de freios autônomos em algumas versões), ele se configura como possível sucessor do iX35.

13_h k 015

Um dos destaques do padrão construtivo desse carro é a utilização do aço de ´ultra alta resistência´ que é fabricado pela própria Hyundai. Ele é responsável pela excepcional rigidez torcional da carroceria, que também conta com a aplicação de mantas adesivas capazes de amenizar os perigosos efeitos físicos oriundos de colisões. (Fotos: divulgação)

Deixe seu comentário