Desde 2010

buru-rodas

Lamborghini Aventador LP750-4 Superveloce: equilíbrio entre forma e função

07_lamb s 0001

Com mais potência, menor peso, aerodinâmica melhorada e tecnologias inovadoras, o Aventador LP750-4 Superveloce é a mais pura encarnação de um Lamborghini até esta data. A marca italiana está aproveitando o Salão de Genebra 2015 para apresentar o seu novíssimo superesportivo. Cheio de arestas radicais na carroceria, ele está com uma superioridade dinâmica e precisão de condução excepcionais. O foco da montadora foi na redução de peso e incorporação de tecnologias inovadoras, o que resultou no Lamborghini mais rápido de produção em série. Com a ampliação do uso de fibra de carbono, os engenheiros conseguiram reduzir mais de 50 kg no novo conjunto.

07_lamb s 0002

Para dinamizar ainda mais a máquina, a potência do motor V12 aspirado foi aumentada para 750 hp! Com tanta força debaixo do véu traseiro, a relação peso-potência despencou para 2,03 cv/kg. O Superveloce acelera de 0 a 100 km/h em estupendos 2,8 segundos e, de acordo com os dados divulgados pelo fabricante, ele atinge velocidade máxima de 350 km/h.

07_lamb s 0003

Menos peso, mais força >> Cada detalhe do Aventador Superveloce foi otimizado para alcançar o menor peso possível. O monocoque de fibra de carbono é montado em cima de leves quadros de alumínio. A fibra de carbono está presente nos novos painéis das portas, para-lamas, asa traseira e entradas de ar. O interior também foi completamente revisto com um claro foco na redução de peso. O painel, as forrações, bancos, tudo está extremamente leve a fim de proporcionar maior desempenho. Sendo um bólido ultraesportivo, o Superveloce não possui sistema de entretenimento, nem carpete no piso e o isolamento de ruído é mínimo, desta forma, a sua massa foi reduzida para 1.525 kg. Os ajustes de engenharia melhoraram a sua capacidade de frenagem e doaram uma aceleração fenomenal. O Superveloce está incrivelmente ágil e preciso.

07_lamb s 0004

Driving Dynamics >> Introduzido no Aventador, o sistema de suspensão adaptativa da Lamborghini também foi adotado nesse projeto. As respostas do carro mudam instantaneamente de acordo com as condições da estrada e estilo de condução. O amortecimento eletrônico é ajustado individualmente (em cada roda) nas curvas e também neutraliza o mergulho do freio. Outra novidade é o modo de direção eletromecânico, que adapta a relação do volante de acordo com a velocidade, endurecendo-o como um verdadeiro carro de corridas e deixando-o levíssimo em baixas rotações, ou seja, o carro está mais estável na alta e dócil para manobrar na baixa.

07_lamb s 0005

As rodas forjadas e pintadas em preto medem 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira e são opcionalmente equipadas com porca única central como no automobilismo. Mantendo a tradição, a parceira Pirelli sugeriu o uso de pneus ´P Zero Corsa 255/30´ para garantir máxima aderência. Os freios são de cerâmica e carbono.

07_lamb s 0006

Desempenho estonteante >> A unidade ofertada para esse carro é um 6.5 litros de 12 cilindros dispostos em “V”. Esse motor já equipou originalmente o Lamborghini Aventador, mas foi redesenhado para o Superveloce. Como já dito, a potência subiu e a força máxima agora atinge 750 hp aos 8.400 rpm. O gigantesco torque desse propulsor beira os 70 kgf.m e a vazão de toda essa magia dá-se num novo sistema de escapamento que, além de reduzir a pressão de saída dos gases, oferece uma linda música do poderoso 12 cilindros.

07_lamb s 0007

O projeto dos canos de escape e coletor de admissão proporciona um estrondo moderado para se rodar na cidade e um grito crescente que acompanha a fúria das engrenagens ao girar em alta velocidade. O modelo vem com uma transmissão ISR que é a caixa de câmbio manual automatizada mais rápida do mundo na atualidade.

07_lamb s 0008

Frigir dos ovos >> O impactante Lamborghini Aventador LP750-4 Superveloce resume muito bem a maturidade dessa marca, que atingiu com esse carro um clímax perfeito entre forma e função. O projeto não se alinha a outros superesportivos concorrentes e sim, impõe-se como algo extraordinário na engenharia automotiva a ser batido. O número ´750´ na sua nomenclatura designa a potência e o algarismo “4” indica a tração integral permanente. A Lamborghini o equipou com um sistema Haldex de 4ª geração com acoplamento controlado eletronicamente e pronto para distribuir o torque entre dianteira e traseira da melhor maneira possível.

07_lamb s 0009

Enfim… nasce, sem dúvida, uma estrela diferenciada e que deverá fazer história dentro desse segmento. Dotado de superioridade técnica, o Superveloce é a encarnação do poder mágico da velocidade. Gostou? O preço dele na Europa é de 327.190 Euros. (Fotos: divulgação)

07_lamb s 0010