12 / 12 / 2018

Lembra do McLaren F1? Conheça o seu sucessor

Em 1992 a McLaren lançou o inusitado modelo “F1”, esportivo que teria 106 unidades fabricadas até 1998. Era caro, tinha “apenas” 630 hp de potência e uma característica marcante: espaço para três pessoas com a posição do condutor no centro do veículo.

Evolução >> Vinte anos depois, a fabricante britânica apresenta o “Speedtail”, sucessor do F1, e que terá, também, uma série de apenas 106 carros. O posicionamento do ´piloto´ se mantém idêntico, mas as composições mecânica e aerodinâmica são completamente diferentes. A genialidade de quem desenhou esse bólido merece aplausos.

Linhas inteligentes >> O modelo não tem aerofólio traseiro, mas a ausência desse aporte – extremamente necessário para um carro que atinge 402 km/h de velocidade final – é compensada por uma traseira bem longa e com formato ´orgânico´. A parte de baixo do segmento posterior da carroceria atua como um enorme extrator de ar que consegue manter o veículo grudado ao chão mesmo em alta velocidade.

Força total! >> Totalmente feito em fibra de carbono e alumínio, o Speedtail tem quase o dobro da potência do seu antecessor. O espetacular ´trem de força híbrido´ congrega um motor tradicional a gasolina e mais uma unidade elétrica. Juntos, eles doam 1.050 cv de força (cerca de 1.035 hp).

A McLaren esconde um pouco os dados técnicos mais assertivos sobre esse carro, mas o seu propulsor é um 4.0/V8 biturbo, o mesmo que equipa o McLaren Senna (de 800 cv), só que ampliado para 915 cv.

Para poucos… >> Com teor bastante exclusivo, cada unidade do McLaren Speedtail (que começará a ser entregue só no começo de 2020) custará (lá na Inglaterra…) exatamente 1.970.000 Euros, o que equivale a aproximadamente R$ 8,7 milhões!

Por esse valor, o cliente terá em mãos uma performance mais do que espetacular: aceleração de 0 a 300 km/h em apenas 12,8 segundos, e como dito, uma velocidade máxima que ultrapassa os 400 km/h. O Speedtail também será homologado para andar em ruas comuns, mas, evidentemente, a sua desenvoltura total somente poderá ser obtida numa pista de corridas. (Fotos: divulgação McLaren / Texto: Fábio Amorim / Siga o nosso Instagram: @acelerandoporai / Contato via eMail: amorim911@gmail.com)

Deixe seu comentário