Desde 2010

buru-rodas

Lexus GS-F: o vitaminado sedã japonês que cospe fogo!

18_lexus f 0001

Performance de carro esportivo, cômoda carroceria de quatro portas e espaço suficiente para acomodar cinco adultos. Anteriormente, os poucos carros do mundo que possuíam essas características, geralmente não se enquadravam no segmento dos sedãs. Agora o conceito mudou. Aproveitando a ocasião do Salão de Detroit 2015 para mostrar o novo GS-F, a Lexus juntou-se às fileiras dos fabricantes que têm apostado nos projetos de superesportivos “familiares” que podem ser usados no dia a dia como carros normais, mas que, dependendo da pressão no acelerador, podem se comportar com extrema rebeldia.

18_lexus f 0002

O tão aguardado Lexus GS-F combina a opulência de um luxuoso sedã com o desempenho de um cupê esportivo. Esse é o mais recente veículo de alta performance que se junta à linha “F” da empresa, que já inclui alguns integrantes notáveis, como o RC-F, por exemplo.

18_lexus f 0003

Opinião >> “Os carros com a designação ´F´ são destinados a gerar um sentimento muito positivo de condução. Os modelos ´F´ sempre são algo divertido de se usar, não importando quem ou aonde ele está sendo conduzido. O novo GS-F é algo muito especial que excede as expectativas dos mais entusiastas na arte da pilotagem, mas que pode ser desfrutado por qualquer pessoa”, destacou Yukihiko Yaguchi, engenheiro-chefe do projeto ´GS-F´.

18_lexus f 0004

Motor V8 e transmissão de 8 marchas >> A Lexus adotou pra esse carro um poderoso motor V8 5.0 aspirado, mas que cospe fogo ao produzir 477 hp de potência máxima e torque que ultrapassa os 53 kgf.m. O propulsor trabalha acoplado à uma caixa de câmbio automática de 8 marchas com capacidades de comutação manual e quatro modos diferentes de condução: Normal, Eco, Sport S e ??Sport S +, este último código destinado especificamente para a pista.

18_lexus f 0005

O Lexus GS-F tem massa de 1.830 kg, portanto, sua relação peso-potência é de 3,8 kg/hp. Com tração traseira, sua brutal aceleração é de fazer inveja a muitos cupês esportivos. Um detalhe: seu motor de 32 válvulas DOHC, mesmo bastante forte, também é eficiente em consumo de combustível e usa, ao contrário da maioria, o ciclo Atkinson de queima ao invés do ciclo Otto.

18_lexus f 0006

Alterações estruturais >> O novo modelo recebeu reforços na estrutura e um sistema de suspensão projetado exclusivamente para suportar a maior potência do carro. Segundo a Lexus, a ´afinação´ do GS-F foi aperfeiçoada no circuito de testes da marca no Japão e também em Nürburgring, na Alemanha. Os pneus possuem medida 255/35/19 na frente e 275/35/19 na traseira e a extremidade do sistema de freios ABS de última geração também é motivo de decoração esportiva, já que esse Lexus especial tem enormes pinças de freio pintadas na cor laranja. O bólido conta, também, com diferencial com controle de torque que se subdivide em três modos de operação: A) Padrão (que já proporciona equilíbrio entre agilidade e firmeza da suspensão); B) Slalom (respostas mais rápidas da direção) e C) Track (que aumenta a estabilidade durante a condução em circuitos de alta velocidade).

18_lexus f 0007

Desenho >> Nas questões estéticas, a Lexus destinou um padrão de design reservado à linha ´F´, como uma grade mais acentuada, grandes entradas de ar (que são funcionais e não meramente decorativas), faróis inclinados mais ´magros´ com a assinatura “Lexus” em forma de ´L´, rodas de liga leve com desenho especial, spoiler traseiro em fibra de carbono, além de chamativas saídas quádruplas de escapamento.

18_lexus f 0008

Por dentro, o cockpit foi, de fato, temperado esportivamente, mas mantém a elegância tradicional de um Lexus. O volante multifuncional em couro tem a assinatura “F” na sua base. Já o painel de instrumentos eletrônico pode ser configurado entre quatro possibilidades de monitores diferentes, dependendo do estilo de condução preferido: Normal, Eco, Sport S e ??Sport S +. Além disso, os bancos, apesar de confortáveis, têm ressaltos laterais para evitar desconfortos em curvas mais fortes. Painel, forração de portas, console central, revestimento de teto, etc…, tudo é muito bem cuidado nos mínimos detalhes.

18_lexus f 0009

Couro, aço escovado, tecido Alcântara e também o plástico convivem harmonicamente. Para quebrar o ar de modernidade, um relógio analógico dá um toque de classe ao carro. O novo GS-F pode vir equipado com um sistema de áudio Mark Levinson com 17 auto-falantes. Perfeito para se escutar músicas, já que o isolamento acústico é dos melhores, mas…, se você quiser desfrutar do som do motor, basta acionar o modo Sport S, que a descarga dos gases será expulsa pelos escapamentos de uma maneira diferenciada.

18_lexus f 0010

Em resumo: a diversão ao dirigir está garantida nesse carro, que nasce para encarar as melhores máquinas do gênero, concorrendo em igualdade com Mercedes, BMW, Audi ou Cadillac. Para concluir, o modelo vem com agregados de segurança bem úteis, como radar frontal que age em dupla com uma câmera para detectar carros e pedestres na frente, “Pre-Crash System” (que freia automaticamente o carro evitando colisões), alerta de saída da faixa involuntária e sistema adaptativo dos faróis. (Fotos: divulgação)

18_lexus f 0011