Desde 2010

buru-rodas

LF-1 Concept Limitless, o incrível Lexus futurista

30_llf (1)

A japonesa Lexus (subsidiária de luxo da Toyota) apresentou recentemente no Salão de Detroit 2018 o ´LF-1 Concept Limitless´, modelo que apresenta uma nova base estética para um inédito crossover de luxo que a marca pretende lançar. O conceito de criação viaja nas tradições guerreiras do Japão. Os profissionais do “Calty Design Research”, escritório de inovações da Lexus na Califórnia (EUA), definem o surgimento do LF-1 Concept Limitless a partir da junção de um metal fundido sendo forjado numa fina espada japonesa.

30_llf (2)

Tradição >> A Lexus diz que estabeleceu o segmento de crossovers de luxo há duas décadas, com a estreia global do RX 300 também no Salão de Detroit. Esse famoso modelo continua a ser o crossover de luxo mais vendido do mundo, apesar de quase 50 concorrentes já terem ingressado no mesmo segmento.

30_llf (3)

Futuro >> A partir de agora, o LF-1 Concept Limitless introduz, na visão desse fabricante de automóveis, um novo gênero de veículo de luxo: o do ´crossover emblemático´. Combinando alto desempenho com luxo irrestrito, esse carro é uma mostra exata de tecnologia, inovação e evolução do design disponíveis na Lexus atualmente.

30_llf (4)

A marca não foi específica quanto aos dados técnicos, mas diz que as possibilidades de ´trens de força´ são ilimitadas. Ele poderá ser alimentado por células de combustível (hidrogênio), ser um híbrido (ou híbrido plug-in), ter somente motorização a gasolina ou até mesmo um powertrain puramente elétrico. A Lexus confirma que, por volta de 2025, toda a sua linha de veículos terá uma opção elétrica em cada família de modelos.

30_llf (5) 30_llf (6)

Estilo >> É fácil perceber que a grade frontal é o elemento estético central do projeto. O modelo tem proporções bem elaboradas e linhas completamente ´orgânicas´, com traços rápidos, muito futuristas. Suas rodas de liga leve têm 22 polegadas e o teto parece ser rebaixado, enfatizando o aconchego da cabine. Olhando o LF-1 de perfil, nota-se um fluxo de desenho claramente definido da frente pra trás. Uma inusitada linha surge do capô/para-lamas na dianteira, estendendo-se até a parte inferior da coluna ´C´.

30_llf (7)

Outro detalhe estético interessante do projeto são as aberturas no para-choque traseiro. Ao contrário, elas não são saídas de escapamento, e sim, apenas passagens de ar que servem para refrigerar o sistema de freio traseiro e também atuam como canais aerodinâmicos.

30_llf (8) 30_llf (9)

Interior >> Por dentro impera a elegância e a ´limpeza´ arquitetônica. O ambiente para quatro passageiros é extremamente luxuoso e futurista, com teto quase que 100% em vidro, bancos cobertos com couro de tonalidade clara e pacote tecnológico moderníssimo. Não existem, por exemplo, botões ou mostradores analógicos.

30_llf (10)

Todo o funcionamento de ´infodiversão´ é realizado via toques ou comandos de voz. Há telas individuais para os passageiros de trás e até acabamento com milhares de minúsculos LEDs coloridos nas forrações das portas, com motivo que remete às estrelas do firmamento. Nesse carro até os comandos do câmbio estão posicionados no volante. Não há alavanca no console.

30_llf (11)

No geral… >> A máquina japonesa tem sistema de navegação 4D, console que se estende até a traseira (para que os passageiros possam fazer as suas próprias escolhas de conforto e entretenimento), sistema de som espetacular e todos os itens possíveis de tecnologia e segurança, como frenagem autônoma, controle de tração, torque e estabilidade, além de conjunto completo de airbags para os quatro ocupantes. (Fotos: divulgação Lexus)

30_llf (12)