16 / 12 / 2017

LM, o Lamborghini mais estranho que já existiu

16_llm (1)

Antes de construir supercarros esportivos, a Lamborghini originalmente fabricava tratores, portanto, não é de hoje que essa empresa tem experiência em modelos ´fora de estrada´. No final da década de ´70 a marca italiana decidiu se empenhar num projeto de um veículo off-road de alto desempenho para uso militar. Inicialmente, imaginou-se que o nome do carro seria ´Cheetah´, mas logo depois decidiu-se que esse Lamborghini em desenvolvimento seria chamado apenas de ´LM 001´.

16_llm (2)

Renovação >> A coisa não foi adiante, porém, em 1981, Giulio Alfieri, engenheiro da Lamborghini, ressuscitou o projeto rebatizando-o de ´LM 002´. A reformulação da ideia trazia um conceito inovador com motor traseiro e mais outro protótipo com o propulsor montado na frente.

16_llm (3)

O modelo de produção final desse Lamborghini foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Bruxelas em 1986, consolidando o conjunto final com motor V12 do esportivo Countach Quattrovalvole de 5.167 cm³ de cilindrada e 450 cv de potência máxima aos 6.800 rpm.

16_llm (4) 16_llm (5)

Detalhes >> Com chassi de aço e alumínio e carroceria em fibra de vidro, o SUV de tamanho grande tinha tração 4X4, caixa de transferência e diferenciais autoblocantes. Segundo os dados técnicos da empresa, ele conseguia atingir velocidade máxima um pouco superior aos 200 km/h.

16_llm (6)

O Lamborghini LM vinha equipado com pneus Pirelli Scorpion especialmente desenvolvidos para ele, permitindo o que a marca chamava de “capacidades flutuantes” em superfícies suaves como os pisos de areia, por exemplo, além de serem altamente duráveis em condições de extremo calor.

16_llm (7)

Processo >> A produção das carrocerias acontecia numa empresa terceirizada perto de Bilbao (Espanha) e as outras partes chegavam desmontadas em Sant’Agata Bolognese (sede da Lamborghini), aonde o carro recebia o trem de força (motor e caixa de câmbio), as outras peças mecânicas e também passava pelo processo de acabamento e testes finais. Um luxuoso interior combinava as necessidades individuais de cada cliente que encomendava um Lamborghini LM.

16_llm (8) 16_llm (9)

Produção limitada >> Na época o LM 002 atraiu uma atenção significativa quando foi lançado, pois surgia como um veículo diferente de qualquer outro, com desempenho excepcional e altíssimo consumo de combustível. Seu design e presença eram, realmente, imponentes. O modelo ficou em linha entre 1986 e 1992. Nesse período, 300 unidades foram produzidas. (Fotos: divulgação)

16_llm (10)

Deixe seu comentário