Desde 2010

buru-rodas

Lotus Evija: o 1º supercarro inglês 100% elétrico

Agora sob o comando da chinesa Geely, a tradicionalíssima marca britânica Lotus apresentou o seu mais audacioso projeto feito até hoje. O inédito Lotus Evija será o 1º superesportivo inglês com propulsão 100% elétrica.

Os números divulgados pelo fabricante são realmente impressionantes: 2.000 hp de potência, torque brutal de 173,3 kgf.m, aceleração de 0-100 km/h em menos de 3 segundos e velocidade final (não declarada) acima dos 320 km/h! O mais impressionante é que essa velocidade poderá ser atingida, segundo a Lotus, em apenas 9 segundos.

O modelo, cujo batismo do projeto é “Type 130”, terá apenas 130 unidades fabricadas ao preço unitário de 1,7 milhão de Libras Esterlinas, o equivalente à considerável fortuna de R$ 7,9 milhões! Os interessados poderão fazer a encomenda realizando um depósito inicial de 250 mil Libras Esterlinas (R$ 1,1 milhão).

Amplamente bem equipado e com tecnologias de alto gabarito, o Lotus Evija terá faróis de laser com fachos que alcançam mais de 500 metros, LEDs traseiros em cor vermelha, interior para duas pessoas e sistema de carregamento rápido para a enorme bateria de íons de lítio de 2.000 kW. A bateria é montada centralmente atrás do compartimento de passageiros e sua tampa é visível através da tela traseira de vidro.

O primeiro superesportivo inglês tem carroceria moldada como peça única e completamente feita em fibra de carbono. Sem os adendos (portas, bancos, volante, motores, etc…) esse conjunto pesa inacreditáveis 129 kg. A massa total do carro pronto fica em 1.680 kg.

O Lotus Evija também virá equipado com controle de estabilidade (ESP) para garantir a segurança em todas as condições de dirigibilidade, ajudando na aderência fornecida pelo sistema de tração nas quatro rodas. Sua direção é eletro-hidráulica.

A parte interna desse Lotus é uma mistura de modernidade arquitetônica com um minimalismo charmoso. O painel é totalmente digital, o volante lembra um manche de avião e há um pequeno console de teto que muito faz recordar o lendário Lotus Esprit Turbo, carro que fez muito sucesso nos anos ´1970/80. Sem esquecer de uma elegante “torre” central lotada de comandos para ajustar o comportamento do bólido, que pode ser ´domado´ em cinco modos: Range, City, Tour, Sport e Track. Brinquedo incrível para poucos… (Fotos: divulgação Lotus / Instagram: @acelerandoporai)