Desde 2010

buru-rodas

Mazda MX-5 RF: uma nova experiência ao ar livre

11_m mx5 (1)

O MX-5 é um dos projetos mais bem sucedidos da Mazda. Extremamente carismático, em breve, o esportivo atingirá a marca de 1 milhão de veículos produzidos. A tradicional versão conversível (chamada lá fora de ´Soft-Top´) já está na quarta geração.

11_m mx5 (2)

A grande novidade é o lançamento da configuração ´Hard-Top´, uma espécie de carroceria ´Targa´ que tem o teto de aço parcialmente escamoteável. O acionamento via botão no painel aciona uma operação que dura 13 segundos para esconder a metade da capota num compartimento acima do porta-malas. Para diferenciar as versões, a Mazda adicionou ao MX-5 as letras “RF”, de ´Retractable Fastback´ (Fastback Retrátil).

11_m mx5 (3) 11_m mx5 (4)

Mesmo esquema >> Um velho ditado do universo futebolístico ressalta que “não se mexe em time que está ganhando”; e é esse o lema que a Mazda segue em relação ao sensacional compacto: carroceria leve, condução dinâmica, interior bem aconchegante e nível de performance divertido, mas que não atinge os exageros contidos num esportivo de pista e que levam a um desconforto por excesso de força. Portanto, a receita é praticamente a mesma desde 1989, ano que esse carro chegou.

11_m mx5 (5)

Estilo >> O design inédito permite aos ocupantes o desfrute de um novo tipo de sensação de condução ao ar livre. Os projetistas conseguiram manter a rigidez estrutural do MX-5 original e praticamente o mesmo perfil agradável da versão cupê. O nariz comprido foi mantido e, ao longo dos anos, a única coisa que aconteceu nesse carro foi a evolução de estilo e adaptação do desenho à estética global da Mazda. No geral, a máquina tem linhas muito interessantes.

11_m mx5 (6)

Aconchego no interior >> Por dentro, o novo MX-5 RF teve as principais características de design mantidas. O painel envolve os dois ocupantes e prioriza ainda mais o condutor, com os instrumentos voltados para o motorista com o fim de enfatizar a esportividade e diversão ao guiar.

11_m mx5 (7)

A Mazda oferece revestimento em couro preto, cinza e cor de argila, este último quase chegando no vermelho. A cor escolhida para o lançamento foi a Machine Gray (Máquina Cinza), a mesma utilizada anteriormente no modelo CX-9.

11_m mx5 (8) 11_m mx5 (9)

Conjunto completo >> Para quem deseja um passeio intimista a dois com muita diversão ao volante, o Mazda MX-5 é uma das opções mais bacanas da atualidade. Bem mais barato que a média dos conversíveis e targas existentes no mercado de luxo, essa pequena máquina japonesa seduz pelo vigor mecânico e excepcional capacidade de fazer curvas. O conjunto é o mesmo de sempre: motor 2.0 com 4 cilindros em linha, torque de 20,5 kgf.m e potência máxima de 155 hp. Como a carroceria é muito leve, as sensações de força do motor são amplificadas.

11_m mx5 (10)

Uma exata medida para se sentir o vento no rosto a bordo de um carro especial. Curiosidade: o Mazda MX-5 é vendido nos Estados Unidos com tabela de preço a partir de US$ 31.555. Infelizmente… ele não é comercializado no Brasil. (Fotos: divulgação)

11_m mx5 (11)