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Mercedes-Benz apresenta 3ª geração do SUV GLS

Basicamente o Mercedes-Benz GLS (maior SUV da marca alemã) concorre com os Range Rover Sport e Discovery, e mais ainda com o BMW X7. Como a briga nesse nicho é muito acirrada, a MB apresentou na abertura do Salão de New York 2019 a 3ª geração do GLS.

O modelo de altíssimo luxo da Mercedes está maior em todas as direções, proporcionando, evidentemente, um espaço interno mais amplo. Além disso, congrega todas as tecnologias disponíveis na marca da estrela nesse momento.

A frente agora passa a ostentar a enorme grade com duas barras horizontais. O aspecto do grupo óptico frontal está, sem dúvida, mais esportivo e robusto. A terceira geração do Mercedes GLS está 7,7 cm mais comprida.

Ele agora mede 5,21 m no total e está 7 cm maior que o BMW X7 e 1 cm mais comprido que os citados utilitários esportivos da Range Rover. A ampliação mais significativa nas medidas, no entanto, está na distância entre-eixos, que agora entrega 3,14 m (6 cm a mais do que a geração anterior).

Para os mercados europeu, chinês e norte-americano, o GLS é comercializado na maioria das vezes com 3 fileiras de assentos, comportando 7 pessoas, mas é possível, opcionalmente, encomendá-lo com espaço apenas para 6 ocupantes, numa disposição ´2+2+2´ assentos, reservando o maior luxo para a segunda fileira, com apenas duas poltronas luxuosíssimas.

Também como trunfo em relação à concorrência, a 3ª geração do MB GLS tem a maior oferta de motores do segmento. As versões GLS 350 e 400 são movidas a óleo diesel com um motor de 6 cilindros em linha com, respectivamente, 286 e 330 cv de força máxima.

As unidades a gasolina são as seguintes: GLS 450 (6 cilindros/367 cv) e GLS 480, com motor V8 e 489 cv de força. A nova geração oferece, ainda, a chamada “arquitetura eléctrica de 48V”, uma espécie de adendo híbrido ao SUV que permite momentaneamente adicionar 22 cv ao conjunto e mais 26 kgf.m de torque extra.

Todos os motores são acoplados à caixa de transmissão automática de nove velocidades 9G-Tronic e o sistema de tração integral 4Matic também está presente em toda a linha. Dependendo da versão (e do valor extra dos opcionais…), a nova família GLS pode vir com suspensão pneumática e amortecedores eletrônicos que analisam em tempo real as condições da estrada, ajustando todo o conjunto para maximizar o padrão de conforto em qualquer tipo de terreno.

No mais… muito luxo, acabamento de primeira qualidade e padrão alto de tecnologia e segurança. O novo Mercedes GLS já disponibiliza a versão mais recente do sistema de infotainment “MBUX” com duas telas de 12,3 polegadas, carregamento de smartphones por indução (sem fio), iluminação ambiente com 64 opções de cores, sistema de som Burmester, e ainda nove entradas tipo USB. Os freios são autônomos, assim como o modo de estacionamento dispensa a ação das mãos do condutor. (Fotos: divulgação Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai)