Durante o início do segundo semestre deste ano a Mercedes-Benz já havia lançado a sua nova linha ano/modelo 2017 da Classe E, a “mais Mercedes de todas as Mercedes”. Para completar o pacote, a empresa apresentou esta semana à imprensa a clássica versão cupê de duas portas.
Resumo >> O modelo é adequado para transportar quatro adultos com conforto e o charme maior do veículo está no desenho impactante e esportivo da sua carroceria, a mais compacta do catálogo. Como não poderia deixar de ser, a nova Classe E cupê já vem equipada com todo o aparato tecnológico do restante das configurações, como a integração completa de smartphones e sistemas de assistência ao condutor com a opção de, entre outras coisas, dirigir de maneira parcialmente autônoma.
Propulsores >> O cupê traz potentes motores com baixas emissões de gases: o portfólio vai da unidade de 4 cilindros turbo (gasolina ou diesel), passando pelo clássico motor de 6 cilindros e atingindo o pico com um V8 biturbo na versão AMG. Além disso, o sistema de suspensões ajustáveis eletronicamente também foi adotado no novo modelo.
Design >> As proporções desse integrante da Classe E são, de fato, bem elegantes. O desenho da frente é idêntico ao do restante da linha, com grade esportiva com a estrela central, capô longo com duas saliências e grandes entradas de ar frontais. O aspecto mais belo do carro são as quatro janelas laterais e a ausência da coluna “B”. Esses últimos detalhes transmitem muito luxo à estética do veículo.
Estreia mundial >> Todo o grupo óptico do Classe E cupê passa a vir com LEDs de altíssima definição. E há um ´show de luzes´ a interagir com o condutor. Quando o veículo é aberto, os LEDs traseiros se acendem a partir do centro para o exterior do veículo. Quando o veículo é travado, a sequência de luz é executada na direção oposta. Ambos são combinados com uma série de escurecimento que funciona de cima pra baixo. É uma maneira que os designers encontraram de fazer com que o novo Classe E “desse adeus” ao proprietário do veículo… Dentro da mesma operação, filetes azuis de fibra óptica também se manifestam nos faróis dianteiros.
Interior >> Por dentro desse novo Mercedes-Benz Classe E cupê, a arquitetura esbanja esportividade e luxo. O novo painel traz visor de 17,8 cm e há, também, uma tela central de 21,3 centímetros. As saídas do ar-condicionado se parecem com um motor de turbina. Finamente decoradas, possuem acabamento na cor prata. O sistema multimídia é avançadíssimo e pode funcionar via acionamento de botões ou, simplesmente, pelo controle da voz.
Essa versão traz uma característica bem própria, que são os assentos individuais também na parte traseira. Evidentemente, eles são cobertos em couro da melhor qualidade, mantendo a tradição do padrão superlativo de um cupê dessa famosa marca alemã. (Fotos: divulgação)