Desde 2010

buru-rodas

Mercedes-Benz E53 AMG, o acerto na dose exata!

A Mercedes-Benz esperou o último mês do ano para exibir a sua nova pérola. Com inovações tecnológicas e já parcialmente eletrificado, o E53 4Matic/2019 substitui o E43 4Matic nas versões sedã e SW.

O esportivo luxuoso traz novo motor, sistema elétrico de 48V, tração nas quatro rodas totalmente variável, freios maiores e ainda mais recursos de conforto e segurança.

Trem de força >> O destaque maior nas inovações é o motor 3.0 biturbo com compressor auxiliar elétrico. A unidade de 6 cilindros em linha gera potência de 435 cv e torque máximo de 53 kgf.m, mas o seu gerador de partida EQ Boost fornece 21,7 cv e 25,4 kgf.m adicionais além de alimentar o sistema elétrico interno de 48V.

Outros aspectos técnicos incluem a transmissão AMG Speedshift TCT 9G e o sistema 100% variável de tração integral ´4´Matic+´.

Mais veloz >> Pela primeira vez, o AMG Driver’s Package permite aumentar a velocidade máxima limitada eletronicamente nos novos modelos E53 de 250 para 270 km/h.

Para atender a essa demanda, o sistema de freios foi adaptado à potência e desempenho adicionais. O eixo dianteiro possui discos perfurados e ventilados de 370 x 36 mm com pinças fixas de quatro pistões e o eixo traseiro é equipado com discos ventilados de 360 x 26 mm com pinças flutuantes de um único pistão.

Estilo >> Uma notável característica visual da nova linha E53 (ano/modelo 2019) é o capô, que agora apresenta duas protuberâncias bem imponentes. Na traseira destacam-se os elementos de acabamento dos quatro tubos de escape. Essas saídas podem vir totalmente cromadas ou em preto de alto brilho, caso o modelo venha opcionalmente com o pacote ´Night´. Já as rodas de liga leve podem ter 19 ou 20 polegadas.

Interior >> Por dentro, a nova linha 53 AMG oferece acabamento específico e com materiais de alto luxo. A síntese da exclusividade do Classe E 53 é bem enfatizada pelos bancos esportivos com um layout próprio. As costuras e detalhes dos assentos são em vermelho, assim como os cintos de segurança são vermelhos também.

No mais, há muito uso de fibra de carbono e aço escovado. O modelo traz ainda o ´cockpit widescreen´ com tela central gigante que auxilia o clássico painel de instrumentos.

Preferências >> Cinco modos de condução podem ser escolhidos pelo Dynamic Select: Eco, Comfort, Sport, Sport + e Individual. Isso modifica os principais parâmetros, como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção. As configurações da suspensão a ar (AMG Ride Control+) com amortecedores eletrônicos também podem ser controladas. A MB ainda não confirmou a data da chegada do novo Classe E 53 AMG ao Brasil. (Fotos: divulgação Mercedes-AMG / Texto: Fábio Amorim / Instagram: @acelerandoporai)