Desde 2010

buru-rodas

Mercedes-Benz incrementa o novo GLA 2018

09_mb gla (1)

Ele é o segundo modelo mais vendido da Mercedes-Benz no mercado brasileiro e participa do segmento mais disputado da atualidade, o dos SUVs compactos. Nesse caso, o nicho é especial, dito ´premium´, e os maiores opositores, como por exemplo, Audi Q3 e BMW X3, também oferecem pacote respeitável de segurança e tecnologia.

09_mb gla (2)

Para tentar ganhar terreno e liderar o grupo, a marca alemã deu uma repaginada na forma e conteúdo do GLA. Não foram alterações radicais, mas o conjunto melhorou em diversos pontos.

09_mb gla (3)

Design >> A marca da estrela de três pontas decidiu imprimir uma “maior presença visual e uma sensação mais evidente de robustez” no GLA. Uma das mudanças frontais mais importantes foi a adoção da nova grade do radiador, que se destaca pelas aberturas retangulares em duas barras horizontais. Esses elementos estéticos foram trazidos do Mercedes GLS, maior SUV do portfólio desse fabricante.

09_mb gla (4)

Mais mudanças >> O para-choque dianteiro também é novo e recebeu largas aberturas de ventilação, além de um aplique central na parte inferior bem característico de SUVs de grande porte. Quatro dentre as cinco versões do catálogo estão com a suspensão 30 mm mais alta, detalhe que contribui para um visual off-road mais marcante e amplia a capacidade de circulação em terrenos irregulares, além de elevar o posicionamento dos assentos e a visibilidade para o condutor. As versões Advance e Enduro ganharam novas rodas de liga leve. Já os faróis (anteriormente com bi-xenônio) foram redesenhados e substituídos por um grupo óptico mais moderno com LEDs.

09_mb gla (5)

Parte traseira >> Do mesmo jeito que na frente, o design do novo GLA foi modificado na traseira. O SUV ganhou para-choque com vincos mais profundos e também recebeu na parte de baixo um protetor extra. As grandes lanternas (que eram excessivamente arredondadas) agora ganharam a tecnologia Stardust (derivada do Mercedes Classe E), com um design mais reto. Uma barra horizontal amplia a sensação de largura do carro.

09_mb gla (6)

Versões >> Fabricado em Iracemápolis(SP), o Mercedes-Benz GLA é ofertado no Brasil em cinco versões: GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Enduro, GLA 250 Sport e Mercedes-AMG GLA 45 4Matic. Apenas esse último é importado. Todos os modelos da linha 200 possuem motor 1.6 de 4 cilindros com 156 hp de potência máxima.

09_mb gla (7)

A configuração 250 é equipada com um propulsor 2.0 (também de 4 cilindros) e 211 cv. Já a versão de alta performance (AMG GLA 45 4Matic) tem motor de 4 cilindros turbo mais potente do mundo, com 381 hp de força máxima. Todas elas vêm com câmbio de dupla embreagem com sete marchas.

09_mb gla (8)

Pacote completo >> O GLA tem conjunto atrativo. Boas sensações de rolagem sem muita aspereza, silêncio na cabine em altas rotações, acabamento condizente com o charme da estrela no capô e bastante tecnologia embarcada. Além dos 7 airbags, há auxiliares de todos os tipos, como controle de estabilidade e tração, sistema de alerta de fadiga e Park Assist, que estaciona o carro numa vaga sem o auxílio das mãos do condutor.

09_mb gla (9)

Além disso, o padrão de conforto é muito bom, com bancos redesenhados, ar-condicionado digital e tela ´flutuante´ com GPS, monitoramento total do veículo e espelhamento para acessórios Apple ou Android.

09_mb gla (10)

Cardápio >> O novo utilitário esportivo compacto chega aos concessionários da marca no Brasil com os seguintes preços sugeridos: GLA 200 Style (R$ 158.900); GLA 200 Advance (R$ 175.900); GLA 200 Enduro (R$ 203.900); GLA 250 Sport (R$ 232.900) e Mercedes-AMG GLA 45 4Matic por R$ 359.900. (Fotos: divulgação)

09_mb gla (11)