O Mercedes-Benz Classe C teve os seus parâmetros de eficiência destacados numa importante avaliação “verde”. Os inspetores da auditoria TÜV Süd confirmaram o alto nível de compatibilidade ambiental do sedã agraciando-o com o Certificado Ambiental conforme a norma ISO 14062.
Opinião >> Herbert Kohler, diretor de meio ambiente da Daimler AG, ressaltou: “Nossos engenheiros usaram todos os meios para reduzir o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, reforçar a personalidade esportiva do veículo. O emprego de um design inteligente voltado à redução de peso, com alta aplicação de alumínio, por exemplo, possibilitou tornar o novo Classe C até 100 kg mais leve que seu antecessor. Isto significa que a massa que tem que ser acelerada e freada é menor, reduzindo o consumo de combustível e as emissões e, ao mesmo tempo, tornando o sedã mais ágil”.
Por essas razões, o Classe C recebeu o Certificado Ambiental como reconhecimento dos resultados alcançados na avaliação de seu ciclo de vida. Desde a fabricação até 200 mil quilômetros de rodagem, e considerando também sua reciclagem final, esse veículo gera, de acordo com a assessoria de imprensa da marca alemã no Brasil, cerca de 10% menos CO2 que seu antecessor emitia.
O baixo arrasto aerodinâmico também é crucial para chegar a esta eficiência. O veículo possui Cx de 0,24 (modelo C 220 BlueTEC BlueEFFICIENCY Edition), e com isso teve os níveis de ruídos causados pelo vento ainda mais reduzidos.
Os engenheiros da marca deram também uma cuidadosa atenção ao processo de reciclagem. Consequentemente, ele não apenas alcança índice de reciclagem de 95% (em peso), mas também reutiliza plenamente alguns materiais. No total, 52 componentes do novo sedã, com peso total de 49,3 kg, são feitos de plásticos reciclados. Isto significa que a massa dos componentes produzidos com materiais reciclados aumentou 23% em relação ao modelo que saiu de linha. Além disso, 76 componentes com peso total de 26,3 kg são fabricados com materiais naturais, aumento de 55% em comparação ao antecessor. (Fotos: divulgação)