Desde 2010

buru-rodas

MINI lança o Countryman híbrido Plug-in 2018

10_m hyb (1)

O famoso compacto MINI, conhecido pelas suas características divertidas de condução, agora também está disponível numa nova versão aonde a sustentabilidade é o ponto principal. A configuração Cooper SE Countryman ALL4 é a primeira da marca premium britânica com opção de conjunto híbrido plug-in.

10_m hyb (2)

O provimento da propulsão do pequeno esportivo é compartilhado entre um motor a gasolina 1.5 turbo de 3 cilindros e uma unidade elétrica. Juntos, eles produzem potência máxima de 224 cv. O detalhe mais impressionante do conjunto (via dados técnicos fornecidos pelo fabricante) é o consumo médio de combustível de 47,6 km/litro de gasolina!

10_m hyb (3)

Conceito >> O Cooper SE Countryman ALL4 combina a possibilidade do espaço variável interno com a sustentabilidade da tecnologia eDrive do BMW Group, detentora da marca MINI. O sistema de tração integral é assim dividido: as rodas dianteiras são alimentadas pelo motor à combustão e as traseiras são acionadas pelo propulsor elétrico.

10_m hyb (4) 10_m hyb (5)

O modelo é capaz de funcionar puramente com eletricidade não só no trânsito urbano, mas em estradas numa velocidade máxima de até 125 km/h. Funcionando desse jeito a autonomia se limita a 40 quilômetros.

10_m hyb (6)

História >> O BMW Group é um dos pioneiros na área da mobilidade eléctrica e um MINI especial (apresentado em 2008) foi o primeiro automóvel exclusivamente movido a eletricidade da BMW. Esse modelo de testes foi conduzido por usuários particulares no trânsito cotidiano como parte de um experimento de campo em grande escala.

10_m hyb (7)

Mais de seiscentas unidades deste carro elétrico baseado no MINI Cooper foram usadas para testes práticos em todo o mundo. O projeto rendeu ´insights´ vitais sobre o uso de automóveis movidos eletricamente, e estes foram, finalmente, incorporados no desenvolvimento do BMW i3.

10_m hyb (8)

Carga >> A bateria de íons de lítio é posicionada na frente do motor elétrico, embaixo do assento traseiro. Ela é composta por cinco módulos, cada um deles subdividido em 16 células. Assim como o motor, a bateria original é produzida na fábrica de Dingolfing. Recebendo energia numa tomada doméstica comum, ele precisa de 3 horas e 15 minutos para ser recarregada.

10_m hyb (9)

A MINI ainda não anunciou a data de venda do Cooper SE Countryman ALL4. O modelo também deverá ser revendido no Brasil. (Fotos: divulgação)

10_m hyb (10)