Desde 2010

buru-rodas

Morre Og Pozzoli, o maior antigomobilista do Brasil

17_og 01

O Brasil perdeu na tarde desta sexta-feira (17/11) o economista e maior colecionador de carros antigos do país e um dos mais renomados do mundo. Og Pozzoli foi uma figura ilustre e destacou-se no cenário nacional do antigomobilismo por comprar e restaurar raridades dos quatro cantos do planeta. Ao longo de mais de quatro décadas, conseguiu reunir um belo acervo de cerca de 170 automóveis antigos, dentre os quais, alguns clássicos raríssimos, como por exemplo, o ´Moon tipo 6-45´, um modelo norte-americano de 1918, considerado por especialistas do ramo como exemplar único no mundo.

17_og 02

Precursor >> Juntamente com Roberto Lee e Eduardo Matarazzo, Og Pozzoli foi um pioneiro no antigomobilismo brasileiro. Ele foram os três primeiros a se encantar com o colecionismo de veículos de época e Pozzoli, especialmente, foi o mais preocupado em preservar a cultura do carro antigo no Brasil.

Ser humano da melhor qualidade, Og Pozzoli sempre exibia a sua coleção com um sorriso aberto, compartilhando o seu belo acervo com os que gostavam do tema. Foi um dos precursores do antigomobilismo no Brasil
Ser humano da melhor qualidade, Og Pozzoli sempre exibia a sua coleção com um sorriso aberto, compartilhando o seu belo acervo com os que gostavam do tema. Foi um dos precursores do antigomobilismo no Brasil

Sua casa – um belo sítio situado num interior paulista – é um verdadeiro santuário para quem gosta do tema. Tive a honra e o prazer de conhecer e me tornar amigo desse carismático e bem educado ser humano. Me concedeu diversas entrevistas, sempre abrindo a coleção para a realização de fotos e consequentes matérias jornalísticas.

17_og 04

Paraíso >> O acervo de Og Pozzoli certamente é um dos maiores e melhores do mundo. Vários galpões (que ele chamava de ´salões´) reúnem um pouco da história automotiva, começando com peças do final do século XVIII. Num desses recantos, o que comporta veículos que pertenceram à figuras públicas importantes, há verdadeiras pérolas que poderiam compor um museu espetacular sobre o tema. Lá ele guardava relíquias como, por exemplo, a 1ª “carta” de habilitação para se guiar um carro no Brasil, expedida para o senhor Menotti Falchi em 1904. Além disso, livros e revistas sobre carros, fotos, motores, ferramentas, peças, etc…, etc…

17_og 05

Curiosidade >> Nascido em Itaboraí, no Rio de Janeiro, ao contrário do que muitos pensam, Og Pozzoli não era Potiguar, como ele mesmo, curiosamente, gostava de dizer que era. De fato, ele morou em Natal (RN), mas depois fixou residência definitiva em São Paulo, aonde construiu a sua história como economista, empresário do ramo de construção civil e colecionador de carros antigos, sem a menor dúvida, sua maior paixão. Como ele sempre dizia com muito bom humor, “os carros correm atrás de mim!” Figura sensacional, Dr Og Pozzoli deixará saudade! (Fotos: Autoesporte/Estadão/Maxicar/Stickel/Classic Show)

17_og 06