07 / 08 / 2017

Nissan cria importante alerta para as portas traseiras

07_np 01

A Nissan está divulgando a sua mais recente novidade no campo da segurança, que poderá, inclusive, salvar vidas humanas. A marca japonesa criou o dispositivo “Rear Door Alert” (alerta de portas traseiras), um sensor que avisa se o motorista esqueceu algo – ou alguém – no assento traseiro do carro.

07_np 02

Situação inusitada >> Elsa Foley (engenheira industrial e mãe de dois filhos) e Marlene Mendoza (engenheira mecânica que tem três filhos), decidiram pensar em algo que fizessem os motoristas se lembrarem de verificar os bancos traseiros antes de sair do veículo. “Percebemos que teríamos realmente que fazer algo quando a Marlene descobriu, em uma manhã, que havia esquecido uma travessa de lasanha no banco traseiro do carro desde a noite anterior depois de voltar de um longo dia de trabalho”, comentou Elsa. “O pior é que o carro ficou com aquele mau cheiro durante vários dias e isso me fez pensar: – E se ela tivesse esquecido algo muito mais importante…?”

07_np 03

Como funciona? >> O dispositivo, desenvolvido no Centro Tecnológico da Nissan América do Norte, será utilizado pela primeira vez como item de série no SUV Pathfinder, cujo modelo 2018 será lançado em setembro próximo.

O RDA monitora as travas das portas traseiras para verificar se elas foram abertas ou fechadas antes e depois de um trajeto. Se o sistema detectar que uma porta traseira foi aberta ou fechada antes da utilização do veículo, mas não foi aberta novamente ao final do percurso; considerando que o veículo está estacionado e a ignição desligada, o sistema dispara uma série de notificações, que começam com um alerta visual no painel de instrumentos e continua com disparos progressivos da buzina. Como toda boa ideia, essa novidade da marca nipônica é bem simples e funcional. Não são raros, inclusive no Brasil, os casos de morte de bebês recém nascidos que, simplesmente, são esquecidos dentro dos carros pelos seus próprios pais. (Fotos: divulgação)

Deixe seu comentário