Desde 2010

buru-rodas

Nissan Murano chega renovado à sua terceira geração

21_nm 0001

A Nissan é uma das empresas automotivas mais ousadas quando se trata de radicalizar no design. Geralmente, essa fabricante japonesa apresenta seus carros-conceito praticamente finalizados para entrar em produção, o que foi o caso do Murano, um utilitário esportivo que foi introduzido no mercado em 2003. Na época, além de se configurar como um dos primeiros crossovers do mundo, ele chamou atenção pelo desenho futurista em excesso, mas que se encaixava sem problemas no momento atual. E isso foi um diferencial daquela primeira geração. Além disso, esse carro tornou-se logo bem sucedido pelo carisma que gerou boas vendas e o melhor: consumidores leais.

21_nm 0002

A proposta da Nissan para ele deu certo, pois o estilo agradou, assim como algumas características premium (como a tecnologia embarcada e o ótimo nível de acabamento), tudo isso sem custar muito caro nos mercados Europeu e norte-americano, além de, evidentemente, no Japão, a sua casa.

21_nm 0003

Repeteco >> A segunda geração do Murano chegou em 2009 e ele manteve a sua forte posição como um crossover de referência para a marca, dividindo com a mesma intensidade, o espaço com o inovador Juke e o robusto Pathfinder. Para dar um salto qualitativo geral, inclusive ousando no design, a terceira geração do Murano (que você confere nas fotos) foi inspirada, também, no “Nissan Resonance Concept”, carro que esteve exposto em salões de 2012.

21_nm 0004

Seguindo a mesma linha >> Assim como a primeira geração do Murano, a nova configuração ano/modelo 2015 é um projeto escultural e “altamente emocional” na visão do fabricante. Como se pode notar, os designers se concentraram bastante para quebrar ordens habituais que sempre estão presentes na maioria dos projetos automotivos mundo afora.

21_nm 0005

É fácil perceber um exagero estilístico na dianteira, assim como é admirável captar a leveza do teto e a iluminação geral da carroceria em todos os ângulos. Na frente há uma assinatura estética global que a Nissan chama de “V-Motion”.

21_nm 0006

Mais ousadia >> Outro elemento-chave dessa terceira geração do Murano está no formato dos faróis e lanternas traseiras, ambos com estilo “bumerangue”. Isso é uma herança que foi originalmente introduzida no Nissan 370Z. No novo crossover todo o conjunto está equipado com LEDs (diurnos, inclusive) e se tornaram, também, uma marca registrada desse modelo.

21_nm 0007

Por dentro >> Tal qual o exterior, a parte de dentro também recebeu inovações. Ao se abrir a porta desse carro, o sistema de iluminação já se mostra como um diferencial incomum no segmento. Os materiais de acabamento são de primeira qualidade e o ambiente tornou-se ainda mais aconchegante e confortável.

21_nm 0008

A marca nipônica criou um elegante centro de controle que tem como principal destaque uma tela de 8 polegadas sensível ao toque. Dali, pode-se manusear várias funções do veículo, desde o monitoramento das estruturas vitais do automóvel ao entretenimento do ambiente de áudio e também da navegação. A Nissan diz que essa ´ilha´ foi totalmente simplificada em estética e funções para o desfrute de uma experiência mais amigável. Para quem gosta de escutar música com qualidade, um detalhe extra: o sistema de som é da renomada Bose com 11 alto-falantes (incluindo subwoofers duplos).

21_nm 0009

Mais uma característica de “vida a bordo”: o ar-condicionado é de zona dupla com controle automático de temperatura individual. Os assentos são forrados em couro, o volante é aquecido e os ajustes de modo de direção, banco do motorista e espelhos retrovisores podem ser memorizados eletronicamente. E o teto solar (que ocupa mais da metade da área da capota) é um diferencial de entretenimento por ofertar uma vista panorâmica com sensação de liberdade no habitáculo.

21_nm 0010 

Padrão de qualidade: motor 3.5, V6 a gasolina >> Projetado para quem quer conforto e silêncio em excesso – e não se preocupa com dados de consumo de combustível –, o novo Murano 2015 é disponibilizado com motor 3.5, V6 com 260 hp de potência e torque de 24 kgf.m. Assim como a transmissão padrão é a Xtronic. Essa geração passou por uma bem vinda dieta de nada menos que 145 kg, o que gerou, segundo a marca, uma economia de combustível de 20%.

21_nm 0011

O Murano vem com freios ABS a disco nas 4 rodas, rodas de 18 ou 20 polegadas e opção de tração dianteira ou 4X4 sob demanda. Além disso, ele traz quatro câmeras, três sensores de radar, aviso de colisão frontal e freio autônomo emergencial. (Fotos: divulgação)

21_nm 0012