Desde 2010

buru-rodas

Nissan testa no Japão um protótipo com tecnologia 100% autônoma

29_iq50 a

Aproveitando a ocasião do Salão de Tóquio 2017, a Nissan demonstrou no Japão um protótipo da versão mais avançada de sua tecnologia de condução 100% autônoma. A marca nipônica testou a última geração da tecnologia “ProPILOT” no sedã esportivo Infiniti Q50, modelo da sua subsidiária.

29_iq50 a (1)

A nova tecnologia permite que o veículo funcione no modo autônomo em ciclos urbanos (ruas, avenidas e vias expressas). O sistema assume o controle do veículo a partir de uma programação da rota feita pelo motorista no modo de navegação. A inteligência artificial do protótipo utiliza dados recebidos de 12 sonares, 12 câmeras, 9 radares de ondas milimétricas, 6 scaners a laser e mapas em alta definição para analisar cenários em tempo real, permitindo navegar suavemente em meio a condições desafiadoras, como cruzamentos movimentados, por exemplo.

29_iq50 a (2)

As atualizações de hardware e melhorias de software também garantem transições mais suaves quando há obstáculos pelo caminho. Estes resultados dão mais tranquilidade aos passageiros devido à sensação de o veículo estar sendo conduzido por um humano.

29_iq50 a (3)

Esta demonstração acontece logo após o lançamento do novo Nissan Leaf, veículo equipado também com a tecnologia ProPILOT, que permite a condução autônoma em uma única faixa de rodagem em autoestradas. Os modelos Nissan Serena, X-Trail e Rogue fazem parte da crescente linha de modelos da Nissan equipados com o ProPILOT, que será ampliada em 2018 com a chegada do Qashqai. A Nissan confirma que o Infinit Q50 está planejado para uso real a partir de 2020. (Fotos: divulgação)

29_iq50 a (4)