Desde 2010

buru-rodas

Nova fórmula para o Audis A4 e A5: menos potência, mas, muito mais economia

02_audi (1)

A Audi do Brasil realizou algumas modificações na parte mecânica das suas linhas A4 e A5. Os modelos A4 sedã, A4 Avant e A5 Sportback agora passam a contar (nas versões ano/2015) com o propulsor 1.8 turbo FSi de 4 cilindros e 170 cv de potência. A unidade perdeu cerca de 10 hp em relação à geração anterior, mas mantém o mesmo torque de 32 kgf.m, que pode ser obtido na sua totalidade entre 1.400 e 3.700 rpm.

02_audi (2)

Apesar de estar menos potente que o antigo motor 2.0, o novo 1.8 turbo FSi proporciona, segundo dados colhidos e divulgados pela Audi do Brasil, uma redução no consumo de cerca de 21%, além de um número de emissões de CO2 também reduzido.

02_audi (3)

Alterações >> Dentre as várias modificações no motor, a mais significativa em termos tecnológicos é a utilização de um duplo sistema de injeção de combustível. Além da injeção direta FSi, o propulsor 1.8 turbo também utiliza injeção indireta MPi. A indireta é usada somente em situações de solicitação parcial da força, ou seja, quando o pé direito está mais leve. Já o modo de injeção direta é ativado durante a partida ou quando o motor é solicitado mais vigorosamente.

02_audi (4)

A Audi afirma que o projeto do turbocompressor do motor 1.8 TFSi é totalmente novo e o mesmo agora desenvolve uma pressão praticamente constante de 1,3 bar. Por causa do método de fundição do bloco e do módulo integrado que congrega o turbo ao cabeçote, o peso do motor foi reduzido em cerca de 3,5 kg.

Os pistões são feitos com uma nova liga de alta resistência e alguns polímeros leves são utilizados na redução do peso. A tampa do carter (bandeja do óleo) é de plástico e vários parafusos da linha A4 e A5 agora são de alumínio.

02_audi (6)

Números e desempenho >> Equipados com a caixa de marchas Multitronic automática de 8 velocidades, os Audis A4 e A5 aceleram, respectivamente, de 0 a 100 km/h em 8,3 e 8,4 segundos e atingem velocidade máxima de 225 e 220 km/h.

Em ambos os modelos, existe a função Start/Stop, que é um mecanismo que desliga o motor quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o motorista libera o pedal do freio. Isso é um dos itens de tecnologia mais importantes na redução do consumo.

Novidades >> O novo Audi A4 sedã 2015 é oferecido nas versões Attraction e Ambiente. As duas oferecem pacote completo de segurança e conforto. As linhas esportivas da carroceria continuam sem mudanças, mas alguns detalhes foram atualizados, como por exemplo, as rodas de 17 polegadas que estão com desenho inédito. Os retrovisores possuem coberturas na cor da carroceria e há frisos decorativos brilhantes. Já os faróis são de xenônio com luzes de condução diurna em LEDs.

Audi A5 Sportback/Standaufnahme

Os grupos ópticos contam, também, com sistema limpador com jatos d´água. Por dentro o Audi A4 ganhou volante esportivo multifuncional em couro, com shift-paddles e base plana. Há muito alumínio, couro e plástico em bom convívio e o banco do motorista tem ajuste elétrico. Já o novo Audi A4 sedã “Ambiente” (que é oferecido também na versão SW), agrega, além dos equipamentos oferecidos no Attraction, o ajuste elétrico nos dois bancos dianteiros, teto solar, rodas de alumínio com 18 polegadas e o sistema Audi music interface.

02_audi (10)

O Audi A5 Sportback mantém a mesma receita de mudanças. Ofertado nas versões Attraction e Ambiente, tem pacote honesto de equipamentos. O A5 disponibiliza a possibilidade de instalação do ´Audi connect´ (via modem externo) para melhorar e ampliar as funções de informação e entretenimento, dentre elas, GPS e acesso à internet dentro do próprio carro.

Os modelos têm os seguintes preços sugeridos (base SP, sem frete incluso): A4 sedã Attraction 1.8 TFSi Multitronic (R$ 138.990); A4 sedã Ambiente 1.8 TFSi Multitronic (R$ 147.990); A4 Avant Ambiente 1.8 TFSi Multitronic (R$ 152.990). //// A5 Sportback Attraction 1.8 TFSi Multitronic (R$ 155.990) e A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSi Multitronic (R$ 167.990). (Fotos: divulgação)