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Nova geração do Audi A5 Sportback é semiautônoma

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O modelo A5 talvez seja o Audi mais elegante da atualidade. Me refiro, principalmente, à estética da carroceria, uma das mais belas do mundo nesse instante. Destaco, em particular, o caimento das colunas ´A´ (frontais) e a suavidade da parte traseira como os planos mais bem elaborados do conjunto.

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Novidades >> A nova geração do A5 Sportback (que começa a ser vendida a partir desta segunda-feira, dia 3/7), chega ao mercado brasileiro em quatro versões. Todas elas possuem motor 2.0 turbo de 4 cilindros, porém, apresentam diferenças na potência. São elas: Attraction e Ambiente (com 190 cv) e Ambition e Ambition Plus com 252 cv de força.

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O esportivo ganhou diversas alterações estéticas e também estruturais, como a ampliação (mesmo que mínima) do espaço interno. Mas a relevância maior do novo projeto recai no inédito nível tecnológico de ´assistência ao motorista´, inexistente na geração anterior. Até os 65 km/h – caso o sistema seja acionado pelo condutor em dois botões na coluna de direção; e também sejam aceitos pela central eletrônica, alguns pré-requisitos da estrada – o A5 anda sozinho sem a necessidade de intervenção do motorista no volante e nos pedais de freio e acelerador.

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Como funciona? >> O modo ´Active Lane Assist´ ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem. Já o controle automático de velocidade com o adendo ´Traffic Jam Assist´, pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. Uma maravilha de descanso para os membros e para a cuca, já que o chato ´pára e anda´ dos congestionamentos destrói a paciência de qualquer um. Experimentei o mecanismo no travado trânsito de São Paulo. O resultado? Funcionou sem falhas.

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Além desse aprimoramento, o novo Audi A5 Sportback vem com outros aparatos ligados à segurança, como o alerta para a saída de estacionamento nas vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões.

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Parte mecânica >> Em algumas versões, ele está até 85 kg mais leve em relação ao antecessor, portanto, ganhou em dinamismo. A nova geração vem equipada com a unidade 2.0 TFSi de 4 cilindros, movida puramente a gasolina. Refinado tecnicamente, esse propulsor tem coletor de exaustão integrado ao cabeçote, gerenciamento térmico com válvula rotativa, turbocompressor e dupla injeção de combustível.

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Nas versões Attraction e Ambiente, o propulsor desenvolve 190 cv de potência e torque de 32 kgf.m e faz de 0-100 em 7,5 s. Nas configurações superiores (Ambition e Ambition Plus), o motor 2.0 TFSi atinge 252 cv de potência máxima e 37 kgf.m de torque. A aceleração de 0-100 km/h nesse caso cai para 6 segundos. Nas quatro versões a transmissão é automática com dupla embreagem, tipo ´S-Tronic´ de 7 marchas.

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Contexto geral >> Os preços sugeridos (base São Paulo) do novo Audi A5 Sportback são os seguintes: Attraction (R$ 189.990); Ambiente (R$ 213.990); Ambition (R$ 239.990) e Ambition Plus por R$ 268.990. No interior o refinamento é completo com mínimos detalhes finalizados com esmero. Há couro nos bancos e volante, alumínio em alguns acabamentos e aonde existe plástico, a composição é de excelente qualidade. O A5 Sportback, como ressaltei no início, tem um desenho diferenciado. O conjunto mecânico já atende bem demais e não sofre na relação peso/potência. Ele sobe ladeiras com desenvoltura e é até relativamente econômico pra o pacote que oferece. As versões de topo vêm com a eficaz tração integral ´Quattro´.

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Quem quiser o charme dessa mesma carroceria só que, com mais testosterona, terá que optar pela versão ´S´ com motor 3.0/V6 e 354 hp de força máxima. O A5 Sportback é visualmente impactante, refinado no acabamento e bem equipado tecnologicamente. (Fotos: divulgação)

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