Desde 2010

buru-rodas

Nova transmissão da ZF terá motor elétrico acoplado

A gigante alemã ZF colocará no mercado uma novidade que solucionará diversos problemas de vários fabricantes de automóveis híbridos, que são aqueles carros que usam um propulsor a combustão, e pelo menos um motor elétrico no conjunto. O detalhe é que, com raras exceções, a maioria das marcas que têm ingressado nesse nicho, desenvolvem seus modelos híbridos (ou puramente elétricos) a partir de projetos de veículos que, originariamente foram concebidos para ter apenas um motor sob o capô.

Uma das dores de cabeça dos engenheiros e designers automotivos, é justamente o aproveitamento do espaço ou a busca desesperada por alguns centímetros quadrados a mais, que possam comportar um novo motor elétrico. Já batizada de “8HP”, a nova caixa de transmissão automática de 8 velocidades da ZF (marca germânica tradicionalíssima nesse tipo de produto), trará no seu interior um motor elétrico, facilitando enormemente o desenvolvimento e a adequação desse tipo de trem de força em diversos carros.

Recentemente a ZF fechou um contrato milionário com a (também alemã) BMW, para o fornecimento de caixas de transmissão automáticas. E agora, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), bateu o martelo numa parceria com a ZF para o recebimento de uma nova caixa de transmissão automática já com um motor elétrico integrado. Segundo a ZF, a nova caixa 8HP servirá a carros com motor longitudinal e poderá ser instalada em modelos com tração dianteira ou integral (nas 4 rodas). (Fotos: divulgação ZF / Instagram: @acelerandoporai)