Desde 2010

buru-rodas

Novo Corvette Stingray 2020 vem com motor central

Lendário esportivo dentre os carros clássicos mais emblemáticos da Chevrolet, o novo Corvette Stingray 2020 ressurge com uma mudança estrutural que jamais havia acontecido na história desse veículo: é a primeira vez que ele vem equipado com um motor central ao invés da configuração mecânica com o propulsor na dianteira.

A nova arquitetura, segundo a marca norte-americana, modificou completamente o comportamento do Corvette, já que agora a dinâmica está muito mais equilibrada tanto em curvas, quanto na velocidade final em retas.

O “baixo” preço de 60 mil dólares (aproximadamente R$ 224.600), aonde o modelo é ofertado no catálogo inicial, está sendo celebrado, principalmente, pelo apaixonado e rico público americano, pois o modelo oferece altíssimo nível tecnológico e excepcional performance a um custo muito mais acessível do que os mais notáveis carros esporte europeus e japoneses, como os da Ferrari, Porsche e Nissan.

O novo motor ´LT2´/V8 aspirado de 6.200 cm³ (6.2 litros), entrega ´apenas´ 495 hp de potência máxima e 64,9 kgf.m de torque. A Chevrolet garante que ele consegue sair da imobilidade aos 100 km/h em menos de 3 segundos. Vale destacar que o antigo e notável Corvette ZR1 precisou de 755 hp para fazer de 0-100 km/h em 2,8 segundos!

O incrível desempenho do novo Stingray certamente está ligado ao seu baixo peso e aos inéditos adendos de tecnologia. Para os amantes puristas, uma má notícia: esse Corvette somente sairá com transmissão automática de oito marchas e embreagem dupla da Tremec. Não há mais a opção de câmbio manual.

Enfim… uma nova perspectiva nasce com a chegada do Corvette Stingray 2020. Dependendo dos pacotes de opcionais, ele poderá vir com escapamentos especiais e até com suspensão ajustável. O interior foi todo redesenhado e recebeu tela de infotainment de 12 polegadas. Há uma enorme coluna central com diversos comandos do carro. Particularmente, achei isso uma solução de mau gosto que deverá causar cansaço visual nos ocupantes durante o uso cotidiano, assim como o volante oval, também desagradável.

Outra queixa (que já está circulando nas redes sociais) é a extinção da alavanca de câmbio, agora substituída por botões. Ainda não há informações oficiais sobre a importação do modelo ao Brasil. (Fotos: Chevrolet / Instagram: @acelerandoporai)