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Novo Evoque: até parece o mesmo, mas melhorou muito!  

Com uma ousadia estética impressionante, em 2010 a Land Rover lançou o Range Rover Evoque, e não é exagero dizer que esse modelo foi o precursor dos SUVs médio/compactos a ostentar, de fato, a chancela de utilitário esportivo ´premium´. O sucesso do Evoque tem sido tão impressionante que mesmo não sendo um veículo barato, ele é um campeão de vendas com quase 800 mil unidades comercializadas.

Estilo >> O ponto forte do Evoque, sem a menor dúvida, é o design; que parece não envelhecer. A harmonia das suas linhas já rendeu pouco mais de 210 prêmios ligados ao belo estilo. Esse veículo inglês precisou de 8 anos para chegar à segunda geração, dada a aceitação do público. Outros carros sofrem mudanças bem antes desse prazo.

Herança >> As alterações plásticas externas do Evoque 2019 em relação ao atual foram mínimas, e as que aconteceram são nitidamente herdadas do Range Rover Velar. Perceba como são parecidos agora os grupos ópticos desses dois carros. As maçanetas retráteis são outras evidências dessa inspiração.

Mudanças profundas >> As coisas que foram radicalmente alteradas não podem ser vistas com os olhos. O Evoque 2019 ganhou uma nova plataforma que já admite a eletrificação do trem de força. A base se chama “arquitetura transversal premium” e, além de permitir motorização híbrida, abriu mais espaço no porta-malas (agora com 591 litros) e também ampliou a distância entre-eixos em 20 mm. Por fora o Evoque continua com as mesmas dimensões: 4,3 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,6 m de altura.

Por dentro >> A marca britânica caprichou nas alterações internas. Além do maior espaço aos ocupantes dos assentos traseiros, o acabamento (que já era bom), melhorou. O volante ganhou novas funções, há inéditas opções de couro para os bancos e agora o sistema de entretenimento é compatível com os dispositivos Apple CarPlay e Android Auto. Porta-luvas e console central estão maiores também.

Mais detalhes >> A nova plataforma é 13% mais rígida do que a anterior. Esse detalhe e um acabamento superior nas vedações com feltros e borrachas, conseguem filtrar com mais eficácia os ruídos e vibrações que penetram no habitáculo. Algumas versões do novo Evoque virão equipadas com o sistema elétrico “Mild Hybrid” de 48 V. Esse conjunto aproveita a energia que seria desperdiçada durante as desacelerações. Um gerador (acionado por correia), armazena energia numa bateria de 8Ah localizada abaixo do piso do SUV. Essa força serve para auxiliar a aceleração e também reduzir o consumo de combustível. O esquema também colabora com o funcionamento do motor a combustão em velocidades abaixo de 17 km/h.

Motores >> Na Europa, China e Estados Unidos, a gama terá motores de 4 cilindros Ingenium a diesel com 150, 180 ou 240 hp, e a gasolina com 200, 250 ou 300 cv. O novo Range Rover Evoque somente será lançado oficialmente em março do ano que vem e só em 2020 haverá a versão híbrida plug-in com motor turbo de 3 cilindros a gasolina. (Fotos: divulgação Range Rover)