Desde 2010

buru-rodas

Novo Ford “Edge Concept” estaciona sozinho via controle remoto

A Ford apresentou nesta quarta-feira(20/11) o Edge Concept no Salão de Los Angeles. A grande novidade é o pacote das chamadas “tecnologias de direção autônoma”. Dentro desse conceito, o modelo traz estacionamento automático que pode ser acionado por controle remoto.

Desenho >> As linhas do novo Edge estão em conformidade com a estética global da empresa norte-americana. A grande dianteira de três barras, por exemplo, hoje já é uma espécie de assinatura da marca no mundo inteiro. Segundo os primeiros dados divulgados pela Ford, os faróis e lanternas usam sistemas mais modernos de LEDs.

Motorização >> Para aumentar a economia de combustível, o motor EcoBoost vem com sistema start-stop, como você já sabe, que desliga o veículo nas paradas com o intuito de cortar a alimentação de gasolina em breves momentos, somando na economia. O modelo traz, também, nova tecnologia de fechamento ativo da grade do radiador, ajustando os defletores a vencer a resistência do ar em altas velocidades.

Por dentro >> O interior é requintado e com material de acabamento de ótima qualidade. Os detalhes incluem painel de instrumentos em couro costurado a mão, sistema MyFord Touch com tela touch-screen de 10 polegadas, direção e alavanca de câmbio com desenho exclusivo e acabamento em prata e preto fosco.

Sozinho, como na ficção >> O novo Ford Edge terá como opcional o modo de estacionamento totalmente automático, que é acionado por um botão ou controle remoto, dentro ou fora do veículo. Segundo a marca, ele se baseia no atual sistema de estacionamento automático da Ford e identifica uma vaga perpendicular usando sensores ultrassônicos. O controle remoto permite que o motorista espere o veículo sair de uma vaga apertada antes de entrar.

Utilizando tecnologia similar, a Ford diz que já iniciou pesquisa de sistemas avançados de desvio de obstáculos. Em situações limite, o veículo emite alertas ao detectar um obstáculo se movendo lentamente ou parado na pista. Se o motorista não tomar nenhuma atitude, o sistema desvia e freia o carro automaticamente para evitar a colisão. (Fábio Amorim/Fotos: divulgação)