Desde 2010

buru-rodas

Novo Kia Soul muda geral, mas ainda flerta com o antigo

Por causa do seu design excêntrico, o Kia Soul divide muitas opiniões entre o público: uns amam esse carro, outros o acham definitivamente esquisito, feio até. A verdade é que a chegada dessa terceira geração do Soul continua a mantê-lo num patamar de rebeldia estética, sempre a romper com parâmetros tradicionais.

Tudo novo >> A marca coreana aproveita o badalado Salão de Los Angeles 2018 (que começa amanhã, 30/11) para exibir o novo carro. Há algumas alterações físicas decorrentes da adoção da nova plataforma. Ele está 5,6 cm maior em comprimento, ganhou 2,6 cm na distância entre-eixos, mas, mesmo assim não está mais espaçoso na parte interna, já que o caimento do teto mudou, diminuindo a distância para a cabeça dos ocupantes dos assentos traseiros. O grande beneficiado foi o porta-malas, que agora tem uma tampa mais larga e mais baixa, comportando um total de 673 litros.

Estilo >> As mudanças externas são bem evidentes, com grupos ópticos totalmente alterados e muito mais modernos. A grade frontal está bem maior na parte inferior, enquanto os faróis de LED estão mais fininhos. O conjunto traseiro é que transformou-se da água pra o vinho: as lanternas (antigamente verticalizadas), agora formam um “L” invadindo a tampa do porta-malas, compondo uma estrutura mais ´orgânica´ com mais curvas e com um teor bem mais esportivo.

Conteúdo >> Cheio de tecnologia e adequado para receber – e espelhar – todos os aportes digitais atuais, o novo Kia Soul é compatível com smartphones Android e Apple e vem com bom aparato de segurança, com freios ABS de última geração, pacote completo de airbags, controle de estabilidade e diversos auxiliares de condução.

O interior é futurista, mas não é minimalista, já que abusa de botões por todos os lados, inclusive no volante multifuncional. Um mimo adicional chama a atenção: um sistema de iluminação bem especial pode criar diferentes ambientes com nomes curiosos, como por exemplo, Romance, Party Time, Traveling, Hey! Yo!, Cafe e Midnight City.

Motores >> A nova gama Kia Soul será disponibilizada nas versões GT-Line (mais esportiva) e X-Line (mais focada no público que gosta de estilo ´off-road light´). Para o mercado europeu, ele poderá ser equipado com um motor 2.0 de 4 cilindros (149 cv de força e 18 kgf.m de torque) que pode ser associado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas ou automática CVT.

Teto solar de tamanho pequeno está completamente em desuso há muitos anos. Kia perde um ótimo momento de adotar um teto panorâmico no Soul

Também é possível escolher um propulsor 1.6 turbo com 204 cv e 27 kgf.m de torque, este sempre associado à uma transmissão automática de dupla embreagem com sete marchas. Os novos preços não foram anunciados ainda. Aqui no mercado brasileiro o Soul atualmente é vendido pelo preço sugerido de R$ 89.990, o que equivale a uns 20.500 Euros. (Fotos: divulgação Kia / Texto: Fábio Amorim / Siga o nosso Instagram: @acelerandoporai / Contato via eMail: amorim911@gmail.com)