Por causa do seu design excêntrico, o Kia Soul divide muitas opiniões entre o público: uns amam esse carro, outros o acham definitivamente esquisito, feio até. A verdade é que a chegada dessa terceira geração do Soul continua a mantê-lo num patamar de rebeldia estética, sempre a romper com parâmetros tradicionais.
Tudo novo >> A marca coreana aproveita o badalado Salão de Los Angeles 2018 (que começa amanhã, 30/11) para exibir o novo carro. Há algumas alterações físicas decorrentes da adoção da nova plataforma. Ele está 5,6 cm maior em comprimento, ganhou 2,6 cm na distância entre-eixos, mas, mesmo assim não está mais espaçoso na parte interna, já que o caimento do teto mudou, diminuindo a distância para a cabeça dos ocupantes dos assentos traseiros. O grande beneficiado foi o porta-malas, que agora tem uma tampa mais larga e mais baixa, comportando um total de 673 litros.
Estilo >> As mudanças externas são bem evidentes, com grupos ópticos totalmente alterados e muito mais modernos. A grade frontal está bem maior na parte inferior, enquanto os faróis de LED estão mais fininhos. O conjunto traseiro é que transformou-se da água pra o vinho: as lanternas (antigamente verticalizadas), agora formam um “L” invadindo a tampa do porta-malas, compondo uma estrutura mais ´orgânica´ com mais curvas e com um teor bem mais esportivo.
Conteúdo >> Cheio de tecnologia e adequado para receber – e espelhar – todos os aportes digitais atuais, o novo Kia Soul é compatível com smartphones Android e Apple e vem com bom aparato de segurança, com freios ABS de última geração, pacote completo de airbags, controle de estabilidade e diversos auxiliares de condução.
O interior é futurista, mas não é minimalista, já que abusa de botões por todos os lados, inclusive no volante multifuncional. Um mimo adicional chama a atenção: um sistema de iluminação bem especial pode criar diferentes ambientes com nomes curiosos, como por exemplo, Romance, Party Time, Traveling, Hey! Yo!, Cafe e Midnight City.
Motores >> A nova gama Kia Soul será disponibilizada nas versões GT-Line (mais esportiva) e X-Line (mais focada no público que gosta de estilo ´off-road light´). Para o mercado europeu, ele poderá ser equipado com um motor 2.0 de 4 cilindros (149 cv de força e 18 kgf.m de torque) que pode ser associado a uma caixa de câmbio manual de seis marchas ou automática CVT.
Também é possível escolher um propulsor 1.6 turbo com 204 cv e 27 kgf.m de torque, este sempre associado à uma transmissão automática de dupla embreagem com sete marchas. Os novos preços não foram anunciados ainda. Aqui no mercado brasileiro o Soul atualmente é vendido pelo preço sugerido de R$ 89.990, o que equivale a uns 20.500 Euros. (Fotos: divulgação Kia / Texto: Fábio Amorim / Siga o nosso Instagram: @acelerandoporai / Contato via eMail: amorim911@gmail.com)