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Novo Mercedes Classe C traz a tecnologia “EQ Boost”

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O Classe C, atual líder em vendas no segmento dos sedãs premium, chega ao mercado brasileiro com algumas modificações na configuração ano/modelo 2019. Os catálogos C-180, C-200 e C-300 que passaram a ser produzidos em Iracemápolis (SP), estão renovados: o design interno e externo foram aprimorados com uma reconfiguração de estilo. Ao mesmo tempo, há uma arquitetura eletrônica totalmente nova. A experiência de uso foi beneficiada por um display de instrumentos totalmente digital (somente a partir do C-200 EQ Boost) e sistemas multimídia com informações e músicas sob medida.

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Vendas >> Entre os modelos mais vendidos da MB em todo o mundo, o Classe C em sua geração atual registrou quase 2 milhões de emplacamentos desde o seu lançamento em 2014, conseguindo um recorde de vendas histórico na família ´C´. No mesmo período, no Brasil, a linha atingiu representatividade de 40% de participação dentro do portfólio da marca. O modelo chega ao mercado inicialmente oferecido em quatro versões: C-180 Avantgarde, C-180 Exclusive, C-200 EQ Boost e C-300 Sport.

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Novos motores >> Além das modificações de estilo, a nova linha do Classe C traz algumas importantes novidades na motorização, com destaque para as versões C-200 EQ Boost e C-300 Sport. Uma nova geração de motores de 4 cilindros movidos a gasolina está sendo lançada. Mais especificamente com a introdução do C-200 EQ Boost, essa tecnologia (que une aumento de esportividade e economia de combustível), está sendo incluída pela primeira vez num veículo da marca alemã. Esse modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-Generator). O novo motor 1.5 turbo a gasolina, equipa o novo C-200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.

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Como funciona? >> A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto. Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/28 kgf.m com um adicional de 14 hp e torque de 16 kgf.m, superando o curto ´lapso´ até que o turbocompressor venha a desenvolver sua pressão total de alimentação. Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética, recarregando a bateria. A bomba d’água é movida a eletricidade e é comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.

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Mais tecnologia >> O C-200 EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado. Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0 rpm, tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo. O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.

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Condução inteligente >> O novo Classe C apresenta avançados sistemas de assistência à condução, proporcionando um nível de segurança ativa ainda mais alto que o seu antecessor. O sistema de frenagem adaptativa (ABR), por exemplo, integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (Priming), secagem automática na chuva e função HOLD.

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Estilo >> O visual também mudou um pouco. Os para-choques dianteiros foram recriados, assim como o design das luzes dianteiras e traseiras agora ganhou novos contornos demarcados claramente pelos faróis Full LED. Por dentro o requinte foi melhorado. O console central da versão Exclusive apresenta madeira marrom escura e fosca e no C-300 Sport, a madeira é preta.

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Nas versões C-200 EQ Boost e superiores, o Classe C traz um novo conceito de cockpit que inclui um conjunto de instrumentos totalmente digital, que permite a opção entre três estilos visualmente distintos: Clássico, Esportivo e Progressivo. O painel de instrumentos do C-180 é clássico, com dois visores. A partir do C-200 EQ Boost, o cockpit é totalmente digital, com tela de 12,3 polegadas. Pela primeira vez, o Classe C ganha também controles sensíveis ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartphone e permitem que o condutor controle todas as funções do painel de instrumentos, além do sistema de informação e entretenimento, sem ter que tirar as mãos do volante.

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Mais detalhes >> Confira agora as principais características de cada versão, além dos preços sugeridos para o mercado de São Paulo. C-180 Avantgarde e Exclusive (rodas de 17 polegadas, sistema multimídia NTG 5.5, motor 1.6/156 hp); C-200 EQ Boost (rodas de 17 polegadas, motor 1.5 turbo com EQ Boost: 183 + 14 hp, cockpit digital configurável); C-300 Sport (motor 2.0 turbo com 258 hp, grade cromada, rodas AMG de 18”, novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque). Os preços são os seguintes: C-180 Avantgarde (R$ 187.900); C-180 Exclusive (R$ 188.900); C-200 EQ Boost (R$ 228.900) e C-300 Sport (R$ 259.900). (Fotos: divulgação Mercedes-Benz) 

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