A japonesa Nissan já começou a comercializar, sob encomenda, a sexta geração do seu esportivo mais famoso. O GT-R (apelidado de Godzilla, por destroçar recordes mundiais de velocidade em pistas de corrida) será vendido no Brasil com tabela de preço a partir de R$ 900 mil. A pequena fortuna pode comprar um dos esportivos mais equilibrados de todos os tempos, capaz de encarar concorrentes lendários como o Porsche 911, por exemplo.
Desde a sua primeira geração, o GT-R sempre ofereceu muita esportividade com tecnologia de ponta agregada. O novo modelo não foge à regra. Com 20 hp a mais de potência, o bólido com motor biturbo V6 3.8 de 24 válvulas, agora entrega 572 cavalos, com pico de força aos 6.800 rpm. Há milhares de fãs que preferem esse carro a qualquer outro esportivo; e a justificativa em comum é que o conjunto consegue congregar mais pontos positivos do que defeitos.
O Nissan GT-R certamente não tem a fama de uma Ferrari ou de um Porsche, mas, sem dúvida, já entrou para clube dos esportivos mais brilhantes dos últimos 30 anos, dada a sua capacidade de acelerar com vigor, fazer curvas com uma facilidade incrível e frear com estonteante poder.
Evidentemente, as coisas no Brasil não são fáceis. O país é um dos mais caros do mundo e as taxas de impostos, estratosféricas. Por essa razão, o GT-R (ano/modelo 2017) custa a bagatela de R$ 900 mil, valor de uma residência de classe média no Brasil. Mas… se um dia você acelerar um desses, saberá que, mesmo assim, ele vale o quanto pesa. Não há engasgos, falhas ou decepções e sim uma oferta de potência com aceleração extasiante! Na nova geração a marca japonesa fez alguns retoques no design e aperfeiçoou o interior, mas a essência da carroceria feroz continua a mesma, chamando atenção por onde passa, criando, como sempre, mais um fã em cada esquina. (Fotos: divulgação)
Preço inicial: R$ 900 mil
Sistema de escapamento: feito de titânio
Opções de cores para o interior: seis
Transmissão: automática de dupla embreagem com 6 marchas
Motorização: V6 3.8 24 válvulas biturbo
Tração: 4X4 sob demanda
Amortecedores: ajustáveis eletronicamente (DampTronic/Bilstein)
Freios: ABS/Brembo