14 / 04 / 2019

Novo sistema “keyless” da Ford deverá conter furtos

A comodidade de veículos com sistema ´keyless´ (sem chave, em inglês), sem dúvida já conquistou milhões de pessoas no mundo todo, afinal de contas, nada mais confortável do que abrir a porta do veículo e colocar o motor em funcionamento pressionando apenas um botão. Esse é o lado bom da história.

A questão é que – na prática – quase todas as chaves modernas que funcionam assim, passam 100% do tempo emitindo um sinal de média frequência, que pode, com muita facilidade, ser captado por equipamentos eletrônicos simples, desses vendidos sem o menor critério de segurança por sites de comércio na internet ou lojas do ramo. O problema é tão grave que, somente entre 2017/18 na Inglaterra, quase 86 mil veículos foram furtados sem indícios de arrombamento. O meliante passa caminhando numa rua, capta o sinal de alguma chave do tipo ´keyless´, desativa o alarme, destrava o veículo, liga o motor e se esvai em questão de segundos!

A norte-americana Ford informou essa semana que as novas famílias Fiesta e Focus (não mais comercializadas no Brasil) passam a vir equipadas com um novo sistema que impede a detecção das ondas de rádio pelos ´amplificadores de sinal´. A ideia simples e inteligente patenteada pela Ford, consiste na adoção de um sensor de movimento, que coloca a chave em suspensão assim que ela fica imóvel por 40 segundos ou mais. O esquema “sleeping mode” (modo de dormir, em inglês) corta o sinal anteriormente constante. O bom é que a novidade também pode ser utilizada nos modelos Fiesta e Focus da penúltima versão antes dessa que já traz a nova chave de fábrica, ou seja, é possível adquirir a novidade ao preço médio de 80 Euros (algo em torno de R$ 350), evitando aborrecimentos. (Fotos: divulgação Ford&Google free credit / Instagram: @acelerandoporai) 

Deixe seu comentário