Desde 2010

buru-rodas

O inusitado japonês Infiniti Prototype 9 Concept

16_n p9 001

Neste final de semana, 19 e 20 de agosto, acontece em Carmel (Califórnia/EUA) o mais importante evento de carros antigos do mundo. Não é o maior, mas é o melhor em qualidade dos veículos expostos. O famoso “Pebble Beach Concours D´Elegance”, que já tive a grata felicidade de frequentar algumas vezes, teve a sua primeira edição em 1950. Ainda alcancei a mostra com público contido, com um ambiente apenas focado para carros antigos e nada mais. O interesse do público aumentou e, mesmo com ingressos a preços salgados, a audiência só cresce à cada ano. Novo detalhe: de uns cinco anos pra cá, as marcas de carros novos começaram a aproveitar as ´beiradas´ do elegante evento para exibir suas novidades. O que era apenas um nicho específico de diversão, transformou-se num movimento de grandes negócios, especialmente propício para a exibição de lançamentos.

16_n p9 002

Uma surpresa >> Seguindo essa tendência, a Nissan Motor Corporation associada à sua marca premium Infiniti, apresentarão no próximo domingo (20/8) um incrível roadster ´retrô´ com trem de força elétrico.

16_n p9 003

Batizado de “Prototype 9 Concept”, o modelo foi inspirado em carros de corrida e aeronaves dos anos ´1940. O espetacular bólido é uma celebração coletiva da engenharia, arte e talento da Nissan e da Infiniti.

16_n p9 004

Opinião >> “O Prototype 9 Concept enfatiza a paixão de nossos antepassados da Nissan Motor Corporation por carros esportivos. O projeto desse carro começou com a seguinte discussão: – E se a Infiniti tivesse criado um carro de corridas na década de ´40, como seria isso?

16_n p9 005

Os primeiros esboços foram tão impressionantes, que nos convencemos em produzir um protótipo. Outros departamentos da nossa empresa tomaram conhecimento disso e ofereceram-se para criar um veículo real!”, comentou entusiasmado, Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan.

16_n p9 006

Impacto estético >> O modelo, de fato, é plasticamente muito emblemático. Apresenta uma pureza de propósito extraordinária! Apesar de inédito em suas linhas e de ser um carro feito no ano 2017, ele representa, sem dúvida, um exemplar nato de corridas dos anos ´40.

16_n p9 007

O modelo também foi inspirado num conhecido clássico japonês das pistas: o Nissan Prince R-380. Esse esportivo quebrou vários recordes de velocidade em 1965 e também foi vencedor geral do Grande Prêmio Japonês de 1966 no Fuji Speedway. Estima-se que esse R-380 (que estará exposto em Pebble Beach este ano) é o último exemplar remanescente no mundo.

16_n p9 008

Construção >> Com inspiração aeronáutica, o passo Nº 3 do Prototype 9 ocorreu de uma chapa de aço nua. O modelo foi sendo talhado à mão após já ter sido criado no papel e esculpido em argila. Os chamados “Takumi” (mestres artesãos da Nissan) utilizaram as técnicas mais tradicionais possíveis da construção automotiva. A carroceria deslumbrante foi moldada em painéis separados em torno de uma armação interna de aço.

16_n p9 009

Dois detalhes em particular se destacam na dianteira: as “brânquias de tubarão” (que formam a grade frontal) e os elegantes (e gigantes) cubos de rodas frisados que comportam o sistema embutido de freios. O cockpit tem acabamento em couro preto com costuras vermelhas e discretas bandeiras japonesas foram costuradas no encosto de cabeça integrado ao assento.

16_n p9 010

Trem de força >> A Nissan equipou o esportivo com um motor de 148 hp e 32 kgf.m de torque máximo. A tração é traseira e o modelo tem velocidade máxima de 170 km/h e capacidade de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. (Fotos: divulgação)

16_n p9 011