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O irascível Mercedes-Benz G63 AMG 6X6!

Há 34 anos a Mercedes-Benz fabrica a série “G”, espécie de ´jipe´ quadradão que sempre dividiu opiniões sobre a beleza (ou ausência de; ) do seu design. Fora isso, como todos os carros da marca alemã, a qualidade é incontestável. Numa demonstração clara de exotismo, a MB construiu (até agora) apenas duas unidades desse enorme carro-conceito de 3,85 toneladas. Ele tem todos os requisitos para se tornar uma nova febre nos Estados Unidos, melhor mercado para esse tipo de veículo. A máquina – quando devidamente lançada – deverá custar (estimados US$ 350 mil), verdadeira fortuna mesmo para lugares ricos. O G63 AMG 6X6 (tração nas 6 rodas) é o que podemos chamar de expoente máximo do exagero sobre rodas. Com um motorzão V8 de 544 cv, ele é feito para transportar apenas 4 pessoas, mas faz isso com muito luxo e conforto e com uma capacidade inacreditável de transpor obstáculos.

Projeto ousado >> A primeira diferença do G63 AMG 6X6 em relação ao modelo que lhe permitiu a origem é a altura sobre o solo. Esse automóvel não possui eixos rígidos tradicionais e sim os chamados “eixos portais”. Ao contrário de ter as rodas centradas nas extremidades do eixo e na mesma linha final, elas são montadas mais abaixo por intermédio de engrenagens nas pontas dos eixos. O resultado disso é uma enorme distância livre em relação ao solo. No Classe G “original”, essa distância é de 460 mm. Nesse gigante ela atinge 1 metro! Outro dado impressionante é a sua capacidade de subida: ele consegue avançar em obstáculos com 45° de inclinação sem capotar. Um verdadeiro absurdo.

Alta tecnologia >> A disposição das suspensões e dos eixos em relação ao chassi é tão bem elaborada que se mantém com suas características de mobilidade inalteradas e, apesar da aparência robusta, o modelo consegue deslocar os seis (enormes) pneus de 37 polegadas com uma desenvoltura impressionante. Os seus compostos são equipados com um inédito sistema inflatório (anteriormente só usado em caminhões e pela primeira vez equipando um carro de passeio) capaz de encher e esvaziar os pneus adaptando-os às características dos pisos trafegados. Tudo isso acontece graças a um poderoso compressor de ar que distribui pressão em quatro reservatórios de 20 litros de ar comprimido. A pressão dos 6 pneus (subindo de 0,5 a 1,8 bar, por exemplo) pode ser ajustada no tempo recorde abaixo de 20 segundos, perante os (infinitos) 10 minutos que seriam necessários para se conseguir essas calibrações num modo tradicional.

Joia da engenharia >> Essa incrível máquina possui 5 diferenciais 100% traváveis. Evidentemente, todos eles são controlados eletronicamente, pois, mesmo o mais experiente piloto off-road não teria  habilidade suficiente para escolher a melhor maneira de utilização, nesse caso, programada por engenheiros e implementada via controles eletrônicos. A lógica é a seguinte: esse carro terá sempre a melhor tração possível para qualquer situação de condução. Três são os estágios básicos de trabalho dos eixos: no 1º, duas travas inter-eixos da transferência e da ligação do diferencial central estão ativas. No 2º estágio as travas entre as rodas nos dois diferenciais traseiros também estarão ativadas e na fase final (com o diferencial dianteiro travado) todas as travas estarão funcionando.

O carismático monstro teutônico possui entreeixos de 4,2 m, comprimento de 5,9 m de, 2,30 m de altura e 2,10 m de largura. Mesmo com essas medidas exageradas, ele consegue fazer curvas com uma desenvoltura impressionante. O seu torque (de 76 kgf.m!!) é distribuído da seguinte maneira: 30% (eixo dianteiro), 40% (central) e 30% (traseiro), obviamente, visando a máxima agilidade desse devorador de trilhas.

Motor V8 biturbo >> Apesar da massa gigantesca (3,85 toneladas), a Mercedes utilizou fibra de carbono e vários materiais leves para a compensação do peso-potência. A transmissão automática AMG Speedshift Plus 7g-Tronic trabalha em conjunto com o competente motor AMG V8 biturbo. A unidade disponibiliza 544 hp de potência e, como não há mistério; para deslocar essa massa enorme com pneus e rodas igualmente avantajados… esses ´cavalos´ tornam-se mais sedentos que os das tropas comuns. O modelo disponibiliza dois tanques (96 e 63 litros) que totalizam 159 litros de gasolina que servem para alimentar os doces delírios desse V8 espetacular.

Frigir dos ovos… >> Quem comprará um carro desses? A Mercedes-Benz pariu a cria esquisita que mistura carro com utilitário, formando, possivelmente, a picape mais exótica do mundo. Os carros que você vê nessas fotos foram fabricados pela fábrica da MB em Graz, na Áustria. Esse veículo tem (em parte da sua concepção) soluções utilizadas em viaturas militares, portanto, a robustez é a regra Nº1 do projeto.

Quando ofertado em série pela marca alemã, deverá custar uns US$ 350 mil, preço elevadíssimo até para quem tem um poço de petróleo no quintal. Mas, certamente, esse nicho especial existe e ele será revendido com folga para clientes tão esdrúxulos quanto esse carro, desses do tipo que tem um falcão de estimação ou gosta de apostar em cavalos azarões. I FA