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VW Jetta 2019 destrinchado em todos os detalhes

Com nova plataforma e repleto de recursos tecnológicos, a atual geração do Jetta é a melhor da história desse sedã. Inovador por dentro e por fora, ele estreia uma série de itens interessantes: iluminação ambiente da cabine, faróis e lanternas de LED, novas proporções na carroceria, linhas de estilo marcantes e acabamento interno premium. Em sua 7ª geração, o sedã é baseado na Estratégia Modular MQB, plataforma que oferece possibilidade de design mais arrojado, excelente aproveitamento de espaço interno e tecnologias de classes superiores.

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Por fora >> O novo Jetta é baseado na plataforma MQB, detalhe que permitiu que os projetistas criassem um veículo totalmente diferente em comparação à geração anterior. Linhas dinâmicas e superfícies bem nítidas dão ao Jetta 2019 uma aparência elegante e mais esportiva. A queda acentuada das linhas na coluna “C” mostra um perfil bem moderno, com ares de cupê.

Medidas >> Comparado com a geração anterior, o novo Jetta cresceu em todas as proporções. Está mais longo, largo e alto. As proporções exteriores aumentadas significam, também, mais espaço interno. O Jetta agora mede 4,7 m de comprimento (4,3 cm a mais do que a geração anterior). A largura é de 1.79 m (+2,1 cm) e a altura é de 1,474 m. No entanto, o que mais chama a atenção é o entre-eixos: o novo Jetta tem 2.688 mm de distância entre as rodas dianteiras e as traseiras, um ganho de 3,7 cm em relação ao modelo anterior. Espaço interno amplo para até cinco pessoas, com mais conforto para cabeças, joelhos e ombros.

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Dianteira >> Do lado de fora, o novo Jetta agora oferece o padrão global de design da Volkswagen, com traços mais ´limpos´, modernos e uma aparência geral bem refinada. A combinação de uma grande grade dianteira com a adição de cromados e iluminação LED conferem sofisticação ao sedã. O design da dianteira tem ênfase em linhas horizontais. A grade trapezoidal é composta por quatro barras cromadas, duas das quais fluem para as caixas dos faróis

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Lateral >> A silhueta do carro é marcada por superfícies bem definidas e amplas janelas. Sob a linha de ombro (no nível das maçanetas), há um vinco que funciona como um rebaixo. Sua superfície afunila na parte traseira, ligeiramente em forma de flecha. As caixas de roda também colaboram para transmitir imponência. Outros fatores que contribuem significativamente para a aparência esportiva são os balanços dianteiro e traseiro do sedã. Mesmo mais comprido do que a geração anterior, o Jetta conta com 896 mm de balanço dianteiro (distância em linha reta do centro das rodas dianteiras até a extremidade do para-choque frontal), isto é, 10 mm a menos. Na parte de trás ocorreu o inverso, o balanço traseiro cresceu 16 mm, totalizando agora 1.118 mm. O porta-malas manteve os 510 litros de capacidade e é um dos maiores do segmento.

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Traseira >> O estilo da seção traseira é definido pelos traços que vão da tampa do porta-malas e se estendem até a linha de ombro, formando uma terminação aerodinâmica da tampa do porta-malas. O spoiler integrado ao porta-malas, conecta-se com as linhas das extremidades das laterais, enfatizando a largura do sedã. Essa largura também é evidenciada pelas linhas das lanternas traseiras de LED, que conferem ao Jetta 2019 uma identidade visual noturna única. Com foco na sofisticação, a parte inferior do para-choque conta com detalhes cromados. Outro benefício da Estratégia Modular MQB é a possibilidade de se obter excelente eficiência aerodinâmica. O modelo apresenta um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,29. Esse número só é possível graças a uma série de recursos, como o para-choque dianteiro com tomadas de ar nas próximas aos faróis de neblina e ao assoalho com revestimento, o que melhora o escoamento do ar.

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Por dentro >> O interior é todo novo, proporcionando maior conforto e, ao mesmo tempo, aparência mais sofisticada. Ele agora oferece mais espaço para a cabeça e ombro do que a geração anterior. O cockpit é um ambiente focado no motorista. Os instrumentos e o sistema de infotainment são orientados de forma horizontal e proporcionam fácil leitura. O Jetta traz novas cores de tecido e acabamentos de porta. Na parte de trás, o capricho no acabamento segue o padrão dos modelos importados da marca, com destaque para a altura mais elevada das janelas, o que privilegia a privacidade no interior e, ao mesmo tempo, dá maior sensação de conforto aos ocupantes do veículo.

Esporte Fino >> O Jetta R-Line leva o estilo esportivo do sedã adiante. O visual frontal é marcado pelas grades em preto brilhante. O logotipo “R-Line” aparece na grade frontal e nos para-lamas dianteiros. Na lateral o conjunto R-Line é composto por rodas de 17” estilo “Viper” e espelhos retrovisores pintados em preto. O teto do Jetta R-Line também é pintado de preto. Seguindo a proposta do exterior, a cabine traz ambientação escura, com o teto e as colunas forrados em preto. Harmoniza com a proposta o acabamento acinzentado dos apliques estilo “Fishbone” utilizados no painel e nas laterais de porta. O volante é exclusivo, com base achatada e logotipo alusivo à versão. Na traseira, o destaque fica com os detalhes cromados na parte inferior do para-choque.

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Classe premium >> A geração anterior conquistou muitos clientes por aliar ótimo desempenho ao conforto de um carro de família. Isso sem falar no design exterior atemporal da Volkswagen. A novidade será oferecida no mercado brasileiro em duas versões. Já no primeiro nível de acabamento, o Jetta Comfortline 250 TSi traz de série itens muito valorizados pelos consumidores. Todas as versões terão as três primeiras revisões (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km) gratuitas. Isso representa uma economia de R$ 1.383 para o cliente, observando a média de preço dos três primeiros serviços dos principais concorrentes do Jetta no Brasil. E o plano de manutenção até os 60.000 km totaliza R$ 2.204, cerca de 40% abaixo do custo médio (R$ 3.665) do segmento.

Equipamentos >> O Jetta Comfortline 250 TSi vem com ar-condicionado Climatronic com regulagem digital de temperatura para motorista e passageiro (duas zonas), luzes de condução diurna (DRL) em LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), bloqueio eletrônico do diferencial, sistema Start/Stop e função de frenagem de manobra (RBF). Complementam o conjunto freio de estacionamento eletromecânico (com acionamento por botão), assistente de partida em subidas, vidros, travas e retrovisores externos com acionamento elétrico e volante multifuncional e bancos revestidos de couro. Também é de série o sistema de infotainment “Discover Media” com tela de 8”, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada.

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Mais tecnologia >> O recurso de seleção do “Modo de Direção” inclui quatro opções: “Eco” (que privilegia a economia de combustível), “Normal” (mantém os ajustes de fábrica), “Sport” (para uma condução mais esportiva) e “Individual”, aonde é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir. O sistema de iluminação ambiente de LED permite escolher entre 10 opções de cor. Coordenado com o recurso de Seleção do Modo de Direção, o sistema fornece luz branca indireta no perfil “Normal”, luz vermelha no perfil “Esporte” e luz azul no perfil “Eco”. O motorista pode definir qualquer uma das 10 cores usando o modo manual ou “Individual”. Abaixo, confira todos os recursos tecnológicos disponíveis no Jetta 2019.

Active Info Display >> Quadro de instrumentos totalmente digital, onde os mostradores são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware. As informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D numa tela de 10,25 polegadas. Sua resolução de 1.280 x 480 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável. É mais um recurso inédito no segmento que o modelo Volkswagen oferece.

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Conectividade >> O Jetta chega conectado em todas as versões. O sedã fabricado no México traz sistemas de infotainment avançados, com telas sensíveis ao toque MIB II da Volkswagen. Essa tecnologia conta com monitores que utilizam um sensor de toque capacitivo (como na tecnologia de um smartphone ou um tablet, por exemplo) em vez das telas sensíveis ao toque mais comuns que exigem pressão. O resultado é um funcionamento muito mais intuitivo e preciso para o usuário.

Discover Media >> Equipamento de série a para as configurações Comfortline e R-Line, o sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser lidas. O Discover Media inclui, ainda, o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

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Media Control >> Já pensou poder controlar as principais funções do sistema de infotainment do veículo no banco de trás? No Jetta 2019 isso é possível. Os modelos equipados com o sistema “Discover Media” contam com o aplicativo “Volkswagen Media Control” para smartphones e tablets (plataformas Android e IOS). Esse recurso permite, por meio de conexão wifi, a interface do sistema de infotainment com os dispositivos móveis. Dessa forma, é possível, por exemplo, acessar o menu de navegação do sistema de infotainment pelo celular. Assim, ao digitar no celular o endereço, a navegação será iniciada automaticamente pelo sistema de infotainemnt, exibindo o mapa e as indicações tanto na tela do rádio como no celular ou tablet que estiver emparelhado.

Manual Cognitivo >> Assim como o Virtus e o Tiguan Allspace, o VW Jetta também será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o Manual Cognitivo que usa o ´IBM Watson´ para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica. A exemplo dos sites de pesquisas na internet, o app Volkswagen tem campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem pode ser natural, como em uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele.

Conjunto mecânico >> O sedã premium chega ao mercado brasileiro oferecido exclusivamente com o motor 1.4 TSi Total Flex e transmissão automática de seis marchas (com conversor de torque) com função Tiptronic. A unidade produzida na Fábrica de São Carlos (SP), desenvolve potência máxima de 150 cv e seu torque máximo é de 25,5 kgf.m. Segundo os dados do fabricante, com esse conjunto mecânico ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e cravar velocidade máxima de 210 km/h. O modelo traz o sistema Start/Stop de série em todas as versões.

Segurança superior >> O Jetta é equipado de série com sistemas Isofix. Além disso, modelo oferece uma série de importantes recursos de segurança, tais como: BSW (Bremsscheibewischer – limpeza automática dos discos de freio) – inovador sistema que identifica situações de discos de freio molhados. O sistema de freios trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível. O BSW atua acima de 70 km/h e com o limpador de para-brisa acionado.

ACC (controlador adaptativo de distância e velocidade). Esse sistema (exclusividade no segmento) usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento. Após acionado pelo motorista, o ACC do Jetta R-Line 250 TSi também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis.

FRONT ASSIST (sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking. O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do veículo que monitora constantemente a distância dos veículos adiante. O conjunto ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por intermédio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro. O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.

Função de Frenagem de manobra (RBF) – Trata-se de mais uma tecnologia inédita no segmento que é de série no Jetta 2019. Esse recurso de segurança freia o veículo automaticamente ao detectar a aproximação de objetos no campo de atuação dos quatro sensores de estacionamento traseiros. Sempre que o RBF atua nos freios, o motorista é avisado por meio de um alerta sonoro e um aviso no painel de instrumentos. O sistema RBF atua em velocidades de 1,5 km/h e 10 km/h, com objetivo de diminuir os danos em pequenas colisões. A função de frenagem de manobra pode ser desligada por meio do menu, no sistema de infotainment.

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System). Aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s. Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Braking e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

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Detector de fadiga – Esse sistema detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Jetta ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h. (Fotos: divulgação VW)