Desde 2010

buru-rodas

O VW Golf GTE Sport Concept e seu perfil de caça a jato!

30_ggte c  (1)

A reunião anual de carros clássicos da Volkswagen como os GTI´s, este ano mostrou o carro-conceito mais extraordinário de sua história até agora: o Golf GTE Sport Concept. O motor 1.6 turbinado, derivado de competição, desenvolve 295 hp de potência e 40 kgf.m de torque e é suplementado por dois motores elétricos: o primeiro deles de 107 hp e 33 kgf.m montado dentro da caixa de mudanças de seis marchas, e o segundo no eixo traseiro, desenvolvendo outros 107 hp, mas 6 kgf.m a menos torque.

30_ggte c  (2)

Ao contrário de muitos híbridos de alto desempenho, o Golf GTE Sport não usa os motores elétricos como eventuais fontes de maior força, e sim para menores emissões e consumo. O carro ´bebe´, segundo o fabricante, apenas dois litros de gasolina a cada 100 quilômetros rodados!

30_ggte c  (3)

30_ggte c  (4)

Os números são ótimos: 0-100 km/h em 4,3 segundos e máxima de 280 km/h. Há três modos de uso: E-mode (só com força elétrica e com 50 km de alcance); GTE mode, a opção mais esportiva com os três motores em máxima aceleração e Hybrid-mode, com sua própria escolha automática.

30_ggte c  (5)

Internamente, o GTE mantém piloto e passageiro em áreas separadas, com assentos de competição, cintos de cinco pontos e acabamento em fibra de vidro e microfibra. O piloto recebe informações sobre marcha engrenada e recuperação de energia da tela menor e mais próxima. A tela da esquerda traz informações mais complexas, como compressão e recuperação energética e, finalmente, a tela maior mostra a velocidade.

30_ggte c  (6)

Se o carro estiver em GT-mode, receberá também informação sobre a posição ideal de curva. Ergonomicamente, tudo na cabine cai bem à mão do piloto, inclusive a chave de contato montada no teto, para doar a sensação de se estar dentro de um caça a jato. (Fotos: divulgação)

30_ggte c  (7)