Os três maiores oponentes do Peugeot 308 no Brasil são o Ford Focus, VW Golf e GM Cruze. A marca francesa passa por um momento de reestruturação dentro do mercado nacional e um dos passos dessa mudança é a renovação completa da linha. Dessa vez quem entrou na sala de cirurgia foi o 308, hatchback que sofreu algumas alterações na parte estética e outras na mecânica, além de melhoramento de conteúdo.
Estilo >> A principal mudança no novo 308 está na dianteira. Apesar de ainda não estar sendo disponibilizado na mesma geração que já é vendida na Europa, o modelo acompanha praticamente o mesmo conteúdo plástico que é ofertado pela montadora lá fora. Nesse caso, ele está frontalmente muito parecido com o 508, que já chegou ao país nessa conformação de design.
Versões >> Na sua configuração de entrada (1.6 Allure com câmbio manual), o 308 é oferecido com preço público sugerido de R$ 69.900. As três versões disponíveis já são muito completas de conteúdo de série. O Allure, por exemplo, já traz ar-condicionado bizone, tela multifuncional sensível ao toque, bancos revestidos parcialmente com couro, direção com assistência eletro-hidráulica, teto panorâmico, volante multifuncional com regulagem telescópica, faróis de neblina, sensores de chuva, ré e crepuscular, regulador e limitador de velocidade, dentre outros. Todas as versões vêm com seis airbags, sistema Isofix para fixação de cadeirinha e freios ABS a disco. O motor 1.6 16V FlexStart oferece potência e torque máximos de 122 cv e 16,4 kgf.m, respectivamente.
Por R$ 6 mil a mais, além de todos os itens descritos acima, a versão 2.0 Allure passa a oferecer câmbio automático e controle de estabilidade. Nesse caso o propulsor é mais forte: são 151 hp e 22 kgf.m de potência e torque máximos. Custando R$ 82.900, o Peugeot 308 Griffe é o top de linha da família. Evidentemente, pelo preço e configuração de motor, esse carro é o mais interessante de todos em qualquer aspecto. O acabamento é mais requintado, os ajustes de suspensão, câmbio e freios são mais esportivos e o desempenho é muito superior, graças ao excelente motor 1.6 THP de 173 cv (turbo e agora bicombustível) que foi desenvolvido em parceria com a alemã BMW.
No geral… >> O Peugeot 308 está equiparado em preço, conforto e, principalmente, nível tecnológico com os três principais concorrentes citados na primeira linha dessa matéria. A marca francesa caprichou nos itens de série e, mesmo a versão mais simples já vem com tudo, sem necessidade de ir buscar opcionais.
O quesito segurança também é positivo, já que o modelo oferece meia dúzia de airbags que atuam praticamente em todos os pontos de proteção dos cinco ocupantes do carro. Para quem curte as minúcias da tecnologia, há possibilidade geral de ´espelhamento´ de celulares com a tela multifunção, além de um leque que recebe quase todos os tipos de mídias sonoras. Particularmente, acho incoerente a utilização dos ultraquentes bancos forrados em couro aqui na região nordeste. As montadoras ainda não entenderam a necessidade real de interiores muito mais claros, como o marrom e, principalmente, o bege, ambos mais elegantes e bonitos que o preto e cinza.
Também há no pacote do 308, sensores de estacionamento, de chuva e câmera de ré para evitar aborrecimentos em pequenas batidas e/ou indigestos arranhões. Já disse outras vezes e repito aqui: o carro é bom, mas (na minha visão) a Peugeot do Brasil investe pouco em propaganda e outras formas de divulgação dos seus bons e completos carros. Daí a coisa fica mais ou menos como a história daquela linda e tímida moça que, por jamais colocar o seu brilho do lado de fora da casa, terminou os seus dias como uma balzaquiana solitária…
A Peugeot oferece garantia total de 3 anos no modelo 308 e a paleta de cores é composta das seguintes opções: Vermelho Rubi, Branco Banquise (exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada). (Fotos: divulgação)