Desde 2010

buru-rodas

Peugeot amplia sua linha de SUVs com o ´5008´

21_p 5008 (1)

Após lançar os utilitários esportivos 2008 e 3008, a Peugeot apresentou essa semana para a imprensa brasileira o ´5008´, seu SUV de maior porte com capacidade para até 7 pessoas. O novo carro – que tem como maiores oponentes o Toyota SW4, Mitsubishi Outlander e o Kia Sorento – chegará ao Brasil em duas versões: Griffe (pelo preço sugerido de R$ 157.490) e GriffePack por R$ 166.490.

21_p 5008 (2)

Posicionamento >> A estratégia da Peugeot é bem clara e inteligente: ampliar a sua gama de SUVs no Brasil para poder participar com mais força de um segmento que, incrivelmente, não deixa de crescer em todos os mercados importantes do mundo, inclusive o nosso.

21_p 5008 (3)

Bons equipamentos >> O modelo é completíssimo e caracteriza-se por duas particularidades bem evidentes, que são a modularidade dos assentos e o pacote 100% completo de auxiliares eletrônicos de condução. Os concorrentes citados acima têm versões que ultrapassam os R$ 220.000, mas nenhum deles possui o cabedal tecnológico do 5008.

21_p 5008 (4)

Lista impressionante >> O modelo traz assistentes fundamentais que podem evitar graves acidentes. Em nível superior de equipamentos em relação aos veículos da sua categoria, o Peugeot 5008 vem equipado com alguns adendos que renderam 5 estrelas (entre 5 possíveis) nos testes da Euro Ncap. São eles: frenagem automática de emergência e alerta de colisão; correção e alerta de permanência em faixa, detector de fadiga, assistente de farol alto, leitor que reconhece as placas de velocidade na pista, piloto automático inteligente com regulador de velocidade e monitoramento de ponto cego.

21_p 5008 (5) 21_p 5008 (6)

Por dentro >> Esse SUV vem preparado para transportar até 7 pessoas, mas a terceira fileira de assentos (com 2 bancos) pode ser facilmente ´escondida´ deixando o assoalho do porta-malas novamente plano. O espaço interno é muitíssimo interessante para quatro adultos, mas, como dito, ele é capaz de transportar quase o dobro disso.

21_p 5008 (7)

Seu compartimento de bagagem comporta 780 litros e há algumas boas funcionalidades, como as ´mesinhas de avião´, persianas de proteção solar nos vidros traseiros e até porta objetos no assoalho da segunda fileira. No geral, os assentos parecem ser individuais e a modularidade se dá com operações muito fáceis, sem demanda de esforço.

21_p 5008 (8) 21_p 5008 (9)

Outros detalhes >> Como todos os carros da marca, o 5008 também tem o chamado “iCockpit”, um painel diferente de todos os outros carros. Os instrumentos ficam localizados bem à frente e acima, facilitando o campo de visão do motorista. A Peugeot tem insistido no uso de um volante de tamanho muito menor do que a média do mercado.

21_p 5008 (10)

Particularmente, acho até um pouco desproporcional em relação ao interior desse carro, mas reconheço a comodidade que o desenho proporciona em manobras de estacionamento e também é perceptível o maior espaço para as pernas por causa da estrutura com base achatada.

21_p 5008 (11)

Comportamento >> O 5008 vem equipado com o ´motor curinga´ da PSA (Peugeot/Citroën/DS). O ótimo propulsor turbo 1.6 THP (desenvolvido em parceria com a BMW) rende 165 hp de potência máxima e o câmbio é automático de seis marchas. O SUV acelera bem, mas não espere dele um desempenho de um Porsche 911. É um veículo familiar, espaçoso, bem acabado e com o melhor pacote tecnológico do segmento.

21_p 5008 (12)

Para ampliar o conforto, os bancos dianteiros oferecem oito tipos de massagens e ajustes elétricos. E por fora o charme é inegável. O Peugeot 5008 tem design moderno e até futurista demais, chamando muita atenção no trânsito. O utilitário será vendido em quatro opções de cores: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera e Branco Nacré. (Fotos: divulgação Peugeot)

21_p 5008 (13)