Desde 2010

buru-rodas

Polestar 1, o novo híbrido da marca Volvo Car Group

17_vp1 001

A Polestar, subsidiária da Volvo e responsável por incrementar esportivamente os modelos dessa marca sueca, passará a desenvolver na China os seus próprios veículos híbridos e, posteriormente, carros 100% elétricos. O novíssimo projeto anunciado nesta semana já apresenta, também, o primeiro veículo dessa moderna empreitada. O ´Polestar 1´ entrará em produção em 2019, com expectativa de apenas 500 unidades a serem fabricadas por ano.

17_vp1 002

Nova proposta >> O esportivo Polestar 1 será comercializado por intermédio de um ´leasing´ especial com pagamento mensal do ´aluguel´ do veículo. O processo dará direito à uma série de benefícios e confortos aos clientes, como por exemplo, um esquema de ´leva e traz´, que busca o carro na casa do usuário para a realização das revisões periódicas, lavagens ou até instalação de equipamentos acessórios de uso temporário. Por exemplo: se o cliente de um Polestar 1 desejar um rack de teto para utilizar por um período de 30 dias, a marca mandará buscar o carro, instalando o item na capota. Ao término do uso, faz o processo inverso para deixar o automóvel como estava, adicionando somente uma taxa extra no pagamento mensal. O contratante somente irá à uma concessionária Volvo para realizar esses serviços se quiser.

17_vp1 003

Boa autonomia >> A Volvo explica que esse esportivo de quatro lugares terá autonomia de até 150 quilômetros quando utilizado no modo puramente elétrico, a maior faixa de alcance dentre todos os veículos híbridos da atualidade. O modelo terá dois motores elétricos de atuação independente nas rodas traseiras, mas conectados entre si por engrenagens planetárias. Juntos, eles produzem 218 hp de potência.

17_vp1 004

Mais força >> Associado às duas unidades elétricas, o Polestar 1 terá um motor turbo ´Volvo Drive-E´ de quatro cilindros movido puramente a gasolina. A potência final combinada do propulsor à combustão com o trem de força elétrico atinge respeitáveis 600 hp e torque brutal de 100 kgf.m! O conjunto posiciona o Polestar 1, sem dúvida, no segmento de esportivos de alta performance.

17_vp1 005

Parceria >> A marca Polestar atuará como uma central de desenvolvimento de alta tecnologia para o Volvo Car Group, trazendo novos atributos de desempenho híbrido e/ou elétrico ao mercado. Além disso, a Polestar se beneficiará de outras sinergias tecnológicas e da tradicional e competente engenharia dentro da Volvo Cars, aproveitando as chamadas ´economias de escala´ para a produção dos seus esportivos. Essa parceria permitirá à Polestar acelerar o design, o desenvolvimento e a construção de seus carros eletrizados.

17_vp1 006 17_vp1 007

Resumo >> O primeiro carro da Polestar é um cupê de 2 + 2 lugares com um powertrain híbrido. O modelo utiliza a mesma plataforma ´SPA´ que atende ao Volvo XC 90. Dada a versatilidade dessa base, ele terá 50% do conjunto totalmente novo. O Polestar 1 mede 4,5 m de comprimento em comparação com aos 5,15 m do Volvo S90, por exemplo, mas a plataforma é a mesma. Outro detalhe de liderança tecnológica é o novo sistema do motor elétrico duplo que dirige as rodas traseiras. Graças às engrenagens planetárias do eixo traseiro duplo, as características de vetorização de torque, pela primeira vez, separam a potência de cada um dos motores elétricos. Desse jeito, o carro não perde velocidade, pois age de maneira contrária aos sistemas convencionais de controle de tração, que travam a roda traseira interna, diminuindo a velocidade do carro em curvas. O modelo também terá suspensão eletrônica adaptável manual ou automaticamente. (Fotos: divulgação)

17_vp1 008