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Polo 2018: Volkswagen diz que ´renasce´ com ele

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Familiar no Brasil, pois já foi comercializado por aqui nas versões hatch e sedã, o Polo volta ao cenário nacional completamente modificado. O veículo de porte compacto (que rivalizará, principalmente, com o Fiat Argo e Ford New Fiesta) está na sua 6ª geração. Para o mercado nacional, o modelo feito em São Paulo na Fábrica Anchieta, será ofertado em quatro versões distintas, com três opções de motores (1.0 aspirado ou turbo com 3 cilindros e 1.6 aspirado com 4 cilindros) e mais dois tipos de transmissão (manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades).

Nova fase >> Durante o lançamento a VW do Brasil fez questão de enfaztizar que o modelo é o “embaixador” de uma ´Nova Volkswagen´ que está renascendo agora com a chegada do Polo 2018. O veículo inaugura, também, o uso da ´Plataforma MQB´. A tradução disso é a seguinte: essa base aonde o Polo é montado é a mesma, por exemplo, que serve ao consagrado Golf e ao sedã Jetta.

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Enfim, a versatilidade desse componente se traduz na economia de custos oriunda da possibilidade de compartilhamento de peças e soluções para carros de famílias diferentes dessa marca alemã. A VW destacou, também, que a partir desse lançamento do Polo, outros quatro novos veículos da marca surgirão brevemente.

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Contexto geral >> Creio que o aspecto mais impressionante do conjunto do novo Polo 2018 é a segurança. A Volkswagen agiu de maneira perspicaz e, antecipadamente ao lançamento oficial (ocorrido na segunda-feira, 25/9), ofereceu o veículo para testes de impacto à ´Latin Ncap´, uma entidade independente que avalia a segurança de automóveis na América Latina. Ele foi 100% aprovado em provas reais de colisão frontal e lateral.

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Prova dos ´9´ >> No entanto, o critério mais importante que rendeu ao Polo as desejadas 5 estrelas concedidas pela instituição, foi ter passado com mérito pelo desconhecido ´teste do poste´, aonde o veículo é atirado lateralmente num poste de ferro maciço e tem a carga da colisão quase toda depositada na chamada ´Coluna B´ (aquela que suporta a parte superior dos cintos de segurança dos assentos dianteiros). Ele passou com louvor nesse exame, demonstrando pouca deformação na carroceria, ou seja, ratificando a segurança já atestada pela VW em especial à célula de sobrevivência, local que comporta os passageiros do veículo.

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O modelo vem equipado com quatro airbags: dois frontais (obrigatórios) e mais dois laterais. Ele também recebeu quase a nota máxima para a proteção às crianças a bordo sentadas nas ´cadeirinhas´. E mais: é o único carro nacional da atualidade a oferecer duas barras de proteção lateral em cada uma das portas traseiras e mais uma nas dianteiras.

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Design >> O Polo 2018 é praticamente idêntico ao carro vendido no mercado europeu, mas, por causa de uma predileção nacional por grades de tamanho maior (conhecida via pesquisa pela VW), a frente do modelo se difere um pouco da do Polo alemão, por exemplo, que está sendo lançado de maneira praticamente simultânea com a versão brasileira.

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A parte interna, em diversos aspectos, chega a ser até mais requintada do que a do Golf, carro mais bem sucedido da Volkswagen.

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Opções >> O cardápio do novo VW é assim dividido: Polo (R$ 49.990); Polo MSi (R$ 54.990); Polo Comfortline 200 TSi (R$ 65.190) e Polo Highline 200 TSi por R$ 69.190. Os preços são muito ousados e, pelo padrão de equipamentos, a VW irá incomodar – e muito – a concorrência.

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Refinamento >> Um dos detalhes de acabamento mais impactantes é o quadro de instrumentos totalmente digital. O Polo é o primeiro Volkswagen a trazer a 2ª geração do Active Info Display, inovação que equipa modelos da Audi. As informações podem ser exibidas em 2D ou 3D numa grande tela de 10,25 polegadas.

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Aspecto geral >> O novo Polo 2018, sem a menor dúvida, nesse momento ocupa uma posição de evidência em relação à concorrência. O nível de equipamentos eletrônicos e de segurança é muito superior e ofertado por preços bem atraentes em relação aos oponentes.

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Ele traz controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial, piloto automático, sistema de limpeza automática dos discos de freio, monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas (de série nas versões TSi), sistema de frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga, dentre outros.

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Força >> Os motores Flex têm os seguintes parâmetros: 1.0 MPi (aspirado, 3 cilindros, 84 hp de força máxima e torque de 10,4 kgf.m); 1.6 MSi (4 cilindros, 117 cv e torque de 16,5 kgf.m) e 200 TSi (1.0 de 3 cilindros com 128 hp e torque de 20,5 kgf.m). As rodas vêm em três medidas: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17 e a paleta de cores tem 7 opções: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas). (Fotos: divulgação)

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