08 / 03 / 2018

Porsche exibe mais um elétrico, o Mission E Cross

08_pe m (1)

Além dos seus tradicionais bólidos movidos puramente a gasolina, a Porsche está exibindo no Salão de Genebra 2018 uma novidade com propulsão 100% elétrica. O carro-conceito denominado de “Porsche Mission E Cross Turismo Concept” é definido pelo fabricante alemão como um ´CUV´ (Coupé Utility Vehicle) e não um ´SUV´ (Sport Utility Vehicle). Evidentemente, essa nomenclatura dá-se por causa do estilo da carroceria, nesse caso, mais apontada esteticamente para um cupê do que para um utilitário esportivo.

08_pe m (2)

Produção >> Apesar de estar sendo exposto na Suíça apenas como um ´conceito´, a Porsche já confirmou a produção em larga escala para 2019. Na opinião do fabricante, esse modelo foi concebido especialmente para pessoas que gostam de passar o tempo livre viajando de carro e praticando esportes. O Mission E Cross Turismo Concept tem tração integral e interior muito flexível, criando espaços para todos os tipos de equipamentos esportivos.

08_pe m (3) 08_pe m (4)

Características >> Sua arquitetura interna foi feita para apenas quatro ocupantes. Esse Porsche mede 4,95 m de comprimento e um dos detalhes muito explorados pela marca durante a sua apresentação em Genebra foi a rapidez do recarregamento da bateria. Segundo a montadora, apenas 4 minutos de recarga são capazes de doar uma autonomia de 100 quilômetros e a autonomia total (com a carga 100% cheia) é de 400 quilômetros. Além do sistema ´plug-in´ (com a tomada fixada entre o carro e uma fonte elétrica), o modelo também poderá ser recarregado indução (sem fio) numa estação de carregamento doméstico desenvolvida pela própria Porsche.

08_pe m (5)

Design >> Inspirado no Panamera, o Porsche Mission E Cross Turismo Concept segue basicamente as mesmas linhas, mas assume um estilo mais exclusivo na dianteira com faróis quase retangulares e grandes entradas de ar no parachoque. A traseira também é impactante, com um grupo óptico enorme que toma toda a tampa do porta-malas.

08_pe m (6) 08_pe m (7)

Desempenho >> Com dois motores, o novo esportivo tem potência máxima de 598 hp. Como não poderia deixar de ser, ele segue a tradição da marca: alta performance em todas as condições de uso. Sua aceleração de 0 a 100 km/h dá-se em apenas 3,5 segundos e também partindo da imobilidade, ele rompe a barreira dos 200 km/h em apenas 12 segundos! A velocidade final é limitada em 250 km/h.

08_pe m (8)

História >> Com previsão de fabricação para 2019 ou, no máximo, 2020, o Mission E Cross Turismo Concept é mais uma aposta ousada de uma das empresas pioneiras em veículos desse tipo, afinal, no início do século XX (mais precisamente entre os anos 1900 e 1905), um estranho e ousado automóvel, o ´Lohner-Porsche Electromobile´ já impressionava as pessoas nas estradas da Alemanha e da Áustria com o jovem empreendedor e gênio inventivo Ferdinand Porsche, desfilando ao volante com as suas inusitadas criações… (Fotos: divulgação)

08_pe m (9)

Deixe seu comentário