Desde 2010

buru-rodas

Porsche apresenta o novo 911/2019 na versão cabriolet

Alguns dias depois de lançar o 911 com a sua tradicional configuração com carroceria cupê, a Porsche apresentou esta semana o belo cabriolet, para aqueles que querem ter o céu como teto, curtindo a direção desse lendário esportivo alemão.

Mecanismo mais rápido >> Uma das novidades da linha conversível – que teve a sua primeira geração lançada em 1982 – é o novo sistema hidráulico que permite que a capota seja movimentada (abrindo ou fechando) em velocidades de até 50 km/h. Mas o melhor de tudo é que essa operação automática acontece em apenas 12 segundos, provavelmente, a mais rápida do mercado atualmente dentre os superesportivos.

Conjunto >> O teto do novo Porsche 911 cabriolet é feito de tecido impermeável e a estrutura é toda composta com arcos em magnésio, material rígido e muito leve. O design da capota é tão perfeito que, quando fechada, não há entrada de ar por nenhuma fresta. Uma vez recolhida, eleva-se atrás dos bancos um defletor de vento, para que não haja desconforto em altas velocidades e nem o chamado ´efeito balonismo´ com a deformação do teto.

Melhoramentos >> Os detalhes podem mudar, mas, mesmo depois de muitas décadas, um Porsche 911 sempre é facilmente identificável nas ruas. A ausência dos pilares “B” e “C” exigem, obrigatoriamente, reforços estruturais na carroceria cabriolet. A marca alemã diz que, para complementar a estabilidade do 911 ´aberto´, suas molas são um pouco mais duras e a suspensão chega a ser 1 cm mais baixa em relação a do cupê. E para um complemento extra de equilíbrio, pela primeira vez a Porsche oferece nessa versão conversível o chassi esportivo “Porsche Active Suspension Management” (PASM).

Força! >> Para as versões Carrera S e Carrera 4S, o motor é o mesmo: um boxer de seis cilindros, 3.0 turbo com 450 cv de força e torque máximo de 54 kgf.m. A caixa de câmbio automática de dupla embreagem tem oito velocidades. O modelo acelera de 0 a 100 km/h entre 3,8 e 3,9 segundos, atingindo velocidade máxima de 304 e 306 km/h, dependendo da versão.

Mais tecnologia >> A Porsche também disponibiliza a partir de agora no 911 cabriolet, um novo sistema de auxílio ao condutor que se chama “Wet Mode” (em português, ´modo molhado´). O sistema detecta pisos com água e ajusta os controles de tração e estabilidade independentemente da vontade do motorista, a fim de prevenir acidentes. O Wet Mode também emite um alerta ao condutor.

O modelo traz, ainda, assistente de estacionamento com câmera de ré, sistema de detecção de pessoas, veículos e ciclistas com frenagem autônoma de emergência. O novo 911 cabriolet já está sendo vendido na Alemanha com tabela a partir de 114 mil Euros, aproximadamente R$ 484.660 na cotação de hoje (9/1). (Fotos: Porsche / Texto: Fábio Amorim / Instagram: @acelerandoporai)