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Porsche incrementa o Cayenne híbrido 2019

A Porsche esperou o Salão de Pequim 2018 para apresentar a terceira geração do Cayenne E-Hybrid. O utilitário esportivo ´plug-in´ ou seja, que precisa ser conectado a uma tomada para ter a sua bateria totalmente carregada, começou a sua história em 2010, passou por um melhoramento em 2014 e agora quase atinge a maturidade. Eu disse ´quase´, pois apesar do impressionante conjunto tecnológico embarcado, o Cayenne E-Hybrid – assim como todos os carros híbridos ou elétricos da atualidade – ainda tem ´calcanhares de Aquiles´ comuns a esse tipo de trem de força, como por exemplo, a autonomia limitada quando o veículo é utilizado em modo puramente elétrico e o alto tempo necessário para a recarga da bateria.

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Panorama >> Navegando em ventos favoráveis, essa marca alemã subsidiária da Volkswagen tem mantido altos lucros nas suas famílias de SUVs (Cayenne e Macan). A folga financeira tem permitido, por exemplo, o desenvolvimento de outros projetos da chamada “divisão GT” da Porsche; mas os utilitários esportivos, segmento que mais cresce no mundo inteiro, parecem ser mesmo a prioridade de todos os fabricantes.

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Melhoramentos >> O novo Cayenne E-Hybrid, evidentemente está melhor do que o seu antecessor em todos os aspectos. Ele chegará com um motor 3.0/V6 com apenas um turbocompressor. Essa unidade gera 340 hp de potência e trabalha paralelamente com um propulsor elétrico de 136 hp. A potência combinada do conjunto (que não é a soma exata, como você vai perceber…) é de vigorosos 462 hp. O mais impressionante é o torque colossal de 71 kgf.m já disponível em 1.000 rpm. Segundo os dados técnicos fornecidos pela Porsche, o modelo consegue acelerar de 0-100 km/h em 4,7 segundos e pode percorrer 44 quilômetros de distância atuando puramente no modo elétrico. Esse motor sozinho consegue levar o Cayenne aos 135 km/h. O motor a combustão impulsiona o SUV aos 250 km/h.

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Mais detalhes >> A marca declara que, utilizando-se uma rede 7.2 kW, a bateria precisa de 2,3 horas para ser recarregada. Numa tomada doméstica chamada de ´carregamento padrão´ (com 3,6 kW), a bateria do Cayenne híbrido leva 7,8 horas para se restabelecer 100%. O novo modelo oferece o aplicativo “Porsche Connect” capaz de monitorar o carregamento usando um smartphone.

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Possibilidades >> O Cayenne E-Hybrid tem seis modos de condução que variam do uso totalmente elétrico ao desempenho máximo. São eles: E-Power (alimenta o carro usando apenas o motor elétrico até que a bateria esteja esgotada); Hybrid Auto (combina os dois motores para alcançar a máxima eficiência); E-Hold (mantém a carga da bateria para uso posterior); E-Charge (usa o excesso de energia do motor a gasolina para carregar parcialmente a bateria) e os modos Sport e Sport Plus que estão focados no desempenho com diferentes graus de potência.

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Acabamento >> Assim como em todos os esportivos híbridos da Porsche, o novo Cayenne E-Hybrid exibe pinças de freio pintadas em ´verde ácido´, assim como alguns detalhes do painel de instrumentos também têm a cor verde, um simpático indicativo de preocupação ambiental, já que os carros híbridos geram bem menos emissões na atmosfera. As rodas são de 21 polegadas, mas, opcionalmente elas podem vir com aro 22”. O interior é luxuoso, todo em couro e a Porsche entrega todos os mimos da linha Cayenne nessa versão híbrida, como bancos aquecidos e com sistema de massagem, teto solar panorâmico, áudio da renomada BOSE com 14 alto-falantes e também piloto automático adaptativo.

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Preços >> A Porsche diz que o Cayenne E-Hybrid estará à venda na Europa no início de 2019 com um preço base de 80 mil Euros, aproximadamente uns R$ 336.000. O valor é quase idêntico (na Alemanha) ao preço de um Cayenne S de entrada movido puramente a gasolina. (Fotos: divulgação Porsche)