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Refinado Audi A8 agora também é semiautônomo

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O “Audi Summit 2017”, evento ocorrido em Barcelona (Espanha), serviu mais uma vez para a marca germânica apresentar suas novidades. Um dos modelos de amplo destaque na apresentação para a imprensa e convidados foi o novíssimo sedã A8, que chega à quarta geração todo mudado e já apresentando recursos de condução semiautônoma.

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Muita tecnologia >> O A8 (ano/modelo 2018) – carro que representa o pico do requinte da Audi – configura-se nesse instante como o mais bem equipado da marca em aparatos tecnológicos que têm como objetivo ampliar o conforto e, principalmente, a segurança do veículo. Ele possui mais recursos eletrônicos do que muitas aeronaves. O modelo traz doze sensores ultrassônicos na frente, nas laterais e traseira, quatro câmeras de 360 graus nos espelhos retrovisores, uma câmera frontal na borda superior do para-brisa, quatro radares de alcance médio nos cantos do veículo, um radar de longo alcance na parte da frente, mais uma câmera infravermelha para assistência à visão noturna na dianteira e um avançadíssimo ´scanner´ a laser também posicionado na frente do carro.

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Pra quê tudo isso? >> O Audi A8 tem dois concorrentes de alta categoria (ambos alemães): Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7. Parece que a marca das quatro argolas mantém o foco em superar esses dois sedãs (também espetaculares). Todo esse cabedal eletrônico citado acima serve para manter o carro no mais alto nível de conforto e segurança. Essa máquina pode frear, acelerar e assumir o volante sozinha num esquema semiautônomo que dispensa a intervenção do motorista em velocidades até 60 km/h.

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Mesmo nível >> Sua suspensão eletrônica e a ar (tal qual a do Mercedes Classe S) faz uma leitura constante do piso a fim de filtrar ao máximo as imperfeições da pista, tudo em nome do conforto. O modelo agora também oferece (do mesmo jeito que o BMW 7) a possibilidade de estacionar o A8 estando do lado de fora do veículo, como se o mesmo fosse um carrinho de brinquedo orientado por controle remoto…

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Por dentro >> Exemplarmente sofisticado, o novo A8 traz a arquitetura mais moderna que a Audi consegue oferecer no momento. O design interno dele maximiza a ergonomia de boa qualidade e elimina botões desnecessários. Tudo é muito ´limpo´, desde o painel de instrumentos totalmente digital à estrutura dos assentos, porta-trecos, forros de porta e teto. Uma sala de estar perfeita (e ampla) para quatro adultos. Os bancos têm função de massagem, mas somente o espaço traseiro do lado direito também tem massageador para os pés! Além desses mimos, há um sistema de som irretocável, acesso à internet e console traseiro central com espaço para copos e outros objetos.

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Motores >> A partir de agora todas as versões do A8 virão com a tração integral Quattro de série, e algumas delas terão, também, o eixo traseiro direcional, ampliando mais ainda a estabilidade do sedã. Inicialmente ele será lançado no mercado alemão com dois motores turbo V6 (3.0 TDi e 3.0 TFSi). A primeira unidade (a diesel) desenvolve 286 cv e a versão a gasolina tem 340 cv. Haverá também duas versões de 8 cilindros (4.0 TDi com 435 cv) e 4.0 TFSi com 460 cv. O topo da linha traz o poderoso motor 6.0 litros com 12 cilindros dispostos em ´W´.

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Enfim… >> Em primeiro plano a disputa nesse segmento não está no preço do carro. Clientes de Mercedes Classe S, BMW Série 7 e Audi A8 observam design e conteúdo de segurança antes de qualquer detalhe. O A8 sempre foi um esportivo referencial nesse nicho. Depois de um tempo meio ´na moita´, ressurge com um design irretocável que o tornou, inclusive, o mais jovial entre os concorrentes, mas sem perder a imponência clássica que sempre teve. Como dito, em termos de tecnologia, está no nível máximo dos recursos disponíveis na atualidade.

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Híbrido >> A Audi anuncia, também, a chegada de uma versão híbrida para complementar a linha. O modelo já oferece sistema elétrico de 48 volts que ajuda, evidentemente, a suportar com folga as demandas eletromecânicas desse modelo, como por exemplo, parte da sua tração 4X4. O A8 também sairá na versão alongada “L”, que é 13 centímetros maior do que a configuração convencional. Seus faróis dianteiros HD Matrix LED iluminam a estrada à noite com fachos a laser e, de dia, são o cartão de apresentação do opulento sedã alemão. Ele será uma das estrelas da Audi no Salão de Frankfurt (setembro próximo) e estará no Brasil a partir do segundo semestre de 2018. (Fotos: divulgação Audi)

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