13 / 03 / 2018

Renault EZ-GO Concept: um novo aspecto da mobilidade

13_r ez (1)

A francesa Renault está expondo no Salão de Genebra 2018 o seu avançado “EZ-GO Concept”. O modelo altamente futurista, espécie de casulo envidraçado, é o primeiro ´robô-veículo´ capaz de ofertar uma nova possibilidade de mobilidade urbana. Ele vai além de um simples carro autônomo para culminar numa inédita filosofia de um meio de transporte que pode ser utilizado individualmente ou compartilhado. O EZ-GO Concept é o primeiro membro de uma família de carros-conceito que a Renault mostrará ainda em 2018. (Para mais detalhes, continue a ler)

13_r ez (2)

Perspectivas >> O objetivo maior desse fabricante com o EZ-GO é promover novas formas de deslocamento nas cidades grandes, quase sempre com o trânsito congestionado. Agindo simultaneamente como um carro ou como um serviço oferecido coletivamente, esse “robô-veículo 100% elétrico” e autônomo permite que os usuários se desloquem a partir de um local identificado (uma estação de embarque e desembarque) através de aplicativo de celular.

13_r ez (3)

Visão >> Para a Renault, a implementação deste tipo de serviço ligado às infraestruturas urbanas e associado a sensores inteligentes, às análises de dados e outros serviços conectados, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro. “Os serviços de mobilidade sob medida e compartilhado, constituem uma oportunidade extraordinária para a Renault, sobretudo quando se trata das cidades. Muitas delas abrigam uma população envelhecida ou, pelo contrário, muito jovem, que procura novas soluções de mobilidade”, destacou Thierry Bolloré, diretor geral adjunto do Grupo Renault.

13_r ez (4)

Outros modelos >> O EZ-GO é o primeiro modelo de uma série de carros-conceito elaborados pela Renault no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços de mobilidade. A série completa será revelada, segundo a marca, ao longo de 2018. Graças a uma arquitetura inovadora e ao design espetacular, o veículo todo de vidro e metal permite a sensação de amplitude.

13_r ez (5)

O habitáculo comporta até seis pessoas e sua rampa de acesso na parte frontal possibilita a entrada de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê ou outros objetos de maior porte. Deste modo, o modelo servirá para todas as pessoas, independentemente da sua idade ou capacidade de mobilidade.

13_r ez (6)

Outras características >> Esse inovador automóvel já está dotado de capacidade de condução autônoma de Nível 4 (numa escala que vai somente até 5), ou seja, ele é capaz de conservar a distância para o veículo da frente, manter-se ou mudar de faixa, virar sozinho numa esquina, atravessar um cruzamento com segurança, estacionar, frear e obedecer semáforos de maneira independente.

13_r ez (7)

O Renault EZ-GO tem velocidade máxima limitada em 50 km/h, mede 5,2 m de comprimento, 2,2 m de largura e 1,6 m de altura. Sua distância entre-eixos é de 3,8 m, a massa é de 1.700 kg e ele é impulsionado por apenas um motor elétrico. (Fotos: divulgação)

13_r ez (8)

Deixe seu comentário