10 / 03 / 2018

Rimac C_Two, o esportivo com 1.914 hp de força!

10_r t (1)

O Salão de Genebra 2018 continua revelando novidades incríveis. A mais exótica delas é o Rimac C_Two, um superesportivo 100% elétrico de origem croata que assusta pela potência e desempenho declarados.

10_r t (2) 10_r t (3)

O modelo – que tem um motor elétrico em cada roda – desenvolve nada menos que 1.914 hp de potência máxima. Já o torque é de inacreditáveis 235 kgf.m, número que nem caminhões com motores gigantes movidos a óleo diesel conseguem alcançar.

10_r t (4)

Performance >> Os dados de aceleração são impressionantes e, certamente, já estão incomodando a concorrência, entre elas, especialmente a californiana Tesla, tradicional nesse tipo de carro elétrico.

10_r t (5)

Segundo o fabricante croata, o Rimac C_Two consegue sair da imobilidade aos 100 km/h no tempo estupendo de 1,85s, tão rápido (ou mais) do que um Fórmula 1 moderno, mas essa graduação não é a mais impressionante: ele atinge 300 km/h em 11,8 segundos! O fabricante declara, também, que a velocidade máxima é de 412 km/h.

10_r t (6)

Contexto >> A evolução dos elétricos está acontecendo numa velocidade tão espetacular que um carro como esse, até então praticamente desconhecido do mundo, coloca medalhões como Ferrari e Lamborghini numa situação delicada, ante tanta superioridade tecnológica que envolve desempenho, segurança e conceitos de autonomia ao volante.

10_r t (7) 10_r t (8)

Engenharia >> O Rimac C_Two tem quatro motores, um em cada roda. Curiosamente, os propulsores do eixo da frente são impulsionados com o auxílio de transmissão de uma velocidade, enquanto os de trás possuem duas velocidades. O esquema é tão impressionantemente moderno, que há até computadores que auxiliam ao motorista a manter as rodas do veículo apontadas para a frente durante as demandas mais altas de potência.

10_r t (9)

Mais >> A Rimac afirma que o C_Two pode atingir uma autonomia de 650 quilômetros com uma carga cheia de suas baterias que são de magnésio, níquel e íons de lítio. Além de todo esse cabedal de altíssimo desempenho capaz de colocar Porsches, Corvettes, Ferraris… pra respirar poeira, o Rimac C_Two é repleto de sensores e radares (tanto convencionais, quanto com laser) que já o habilitam a ser qualificado como um carro autônomo de Nível 4, ou seja, mais competente que alguns modelos da Audi e Mercedes-Benz, igualando-se apenas aos veículos da Volvo, os mais seguros do mundo.

10_r t (10)

Estilo >> O design está muito em dia com os estilos observados nos últimos cinco anos nesse nicho de carros especiais. Lembra um pouco de tudo: Ferrari, Lotus, Mclaren, etc… Na apresentação para a imprensa em Genebra, o preço da novidade não foi declarado.

10_r t (11) 10_r t (12)

Até o momento sabe-se apenas que o modelo terá apenas 150 unidades fabricadas e que serão comercializadas em primeiro lugar nos Estados Unidos, China e Croácia, evidentemente. (Fotos: divulgação Rimac)

10_r t (13)

Deixe seu comentário