Desde 2010

buru-rodas

Rio GT-Line, o novo hatch arisco da Kia

Em março acontecerá mais uma edição do Salão de Genebra, mostra contida em tamanho, mas sempre de larga representatividade para o setor automotivo. A coreana Kia revelará nesse evento uma versão especial de um dos seus maiores sucessos da atualidade: o Rio na configuração ´GT-Line´. Em 2017 esse belo hatch teve quase 55 mil unidades comercializadas somente na Europa. Para mantê-lo em evidência, a Kia criou a nova configuração com adendos mais esportivos. Mas a testosterona ultrapassa as linhas mais expressivas e vai um pouco além. A decoração interna do Rio GT-Line é diferenciada, assim como a motorização com turbocompressor deixa o compacto muito divertido de se guiar. O novo modelo virá alimentado pelo motor 1.0 T-GDi que fornece aceleração interessante e muita economia. Nesse último aspecto, você vai se surpreender.

24_krgtl 001

Design >> O exterior do hatchback apresenta elegantes recursos de design: ele recebeu a (já famosa) grade tipo ´nariz de tigre´ (característica de todos os projetos mais atuais da Kia), rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo para essa versão, faróis de LED, luzes diurnas e uma bonita saída dupla de escapamento. A parte traseira é ressaltada por um pequeno spoiler de teto.

24_krgtl 002

Por dentro >> Já o interior tem a cor preta como referência maior, um dos códigos mais clássicos de esportividade. Os assentos são cobertos em couro sintético também preto, acompanhados de costura em cinza. O volante multifuncional (também revestido de couro) tem a base achatada e é decorado com o símbolo ´GT´ na parte de baixo. Para finalizar, as pedaleiras são metálicas e há até acabamento em fibra de carbono no painel de instrumentos.

24_krgtl 003

Powertrain >> O motor 1.0 turbo (T-GDi) de três cilindros, fornece ao Kia Rio GT-Line um pico de potência de 120 hp e torque de 17,6 kgf.m. Essa configuração vem especialmente equipada com câmbio manual de 6 marchas. Se os dados técnicos fornecidos pela Kia não estão equivocados…, o arisco hatch, além de andar muito bem, tem um padrão de economia impressionante. A empresa divulgou que ele consegue percorrer 60,1 milhas consumindo apenas 1 galão de gasolina, o que equivale a aproximadamente 25,4 km/litro! Segundo a montadora, a partir do terceiro trimestre deste ano, o Kia Rio GT-Line também estará disponível com motores a gasolina MPi de aspiração natural de 1.2 e 1.4 litro acompanhados de transmissão automática de dupla embreagem com sete velocidades. Ainda não há nenhuma confirmação oficial da Kia Motors do Brasil sobre a possível vinda desse carro ao mercado nacional. (Fotos: divulgação)

24_krgtl 004