Em sua 14ª edição, o Salão Duas Rodas cresceu e melhorou. Deixou de ocorrer no tradicional espaço do Anhembi e agora acontece no ´São Paulo Expo´, ambiente mais amplo e com muito mais conforto em ofertas básicas, como estacionamento com mais vagas, climatização de boa qualidade e banheiros bem equipados. Devo ter frequentado sem interrupções, pelo menos, as oito últimas edições dessa mostra.
Pude acompanhar, portanto, importantes evoluções no universo das motocicletas, como a substituição quase que completa do carburador pela injeção eletrônica de combustível, a adoção de freios ABS e o uso antes inimaginável de Airbags para motos!
Abismo >> O espaço que separa o nível tecnológico embarcado nas motos atualmente em relação ao cabedal de segurança e design de 15 anos passados é, de fato, abissal.
Muitas delas agora oferecem sistema de som com entrada USB, tela de cristal líquido no painel, piloto automático, sistema de freios ABS com distribuição de travagem equilibrada entre as duas rodas, faróis e lanternas em LED, Airbag (como já dito), além de aço de ultra-alta resistência nos quadros e muitos outros componentes com plástico de qualidade extra e com resistência amplificada pelo uso da fibra de carbono em conjunto.
Estilo >> Frequentei nesta segunda-feira (13/11) durante a ´Avant première´ para a imprensa especializada, oito reuniões coletivas de apresentações de produtos das marcas expositoras afiliadas à Abraciclo (associação de fabricantes de motos e bicicletas). Indian, BMW, Ducati, Harley&Davidson, Triumph, Yamaha, Honda e a inglesa Royal Enfield, exibiram as mais incríveis e (muitas vezes) belas máquinas que o mercado global pode oferecer atualmente.
Acho que, além de toda a tecnologia já destacada, o mercado brasileiro de motos melhorou muito em termos de segurança e a coisa mais espetacular, a meu ver, é a criatividade no design. Penso que o desenho das motos e as reinvenções das suas partes (novos tanques, carenagens esquisitas, posicionamento de pedaleiras, formatos de faróis e guidões, etc…) são tão ilimitados em bom gosto e soluções, quanto às criações de obras de arte.
Quase ficção >> Por exemplo: dá pra imaginar que já é possível apontar o leitor de ´QR-Code´ de um celular para o tanque de uma moto e assim ter acesso ao seu manual de instruções? Sim! A nipônica Honda já oferece isso.
Será que é possível acreditar que – também a partir de um celular conectado à internet – se consiga alterar o mapeamento da entrega de torque e potência de uma moto? Sim. A outra japonesa Yamaha também já disponibiliza essa possibilidade.
Bom gosto >> Pois bem…, ainda no tema tão importante do design, que inclui, também, estilo de época e ergonomia, os brasileiros dão um show de criatividade e versatilidade nas suas invenções artísticas a partir de motocicletas clássicas e ultramodernas. E o Salão Duas Rodas 2017 também mostra isso! Lá no ´fundão´ do São Paulo Expo é possível encontrar diversas empresas de customização exibindo as mais fantásticas ´café racers´ que nada devem às mostras mais ousadas da Califórnia (EUA).
Enfim…, é um evento bienal imperdível tanto para os fãs das duas rodas quanto para os profissionais que trabalham no ramo. Nas fotos, um resumo da pluralidade do ótimo evento que somente pode ser entendido perfeitamente se acompanhado ´in loco´, com luzes, cores, formas, cheiros e sons das máquinas interagindo com os sentidos humanos. Somente isso pode traduzir a realidade de tanta inovação e tecnologia juntas. (Fotos: Agência FBA/Divulgação permitida de texto e imagens, desde que citada a fonte do site e do autor).