Desde 2010

buru-rodas

Salão Duas Rodas 2017: sonhos, tradição e alta tecnologia

001

Em sua 14ª edição, o Salão Duas Rodas cresceu e melhorou. Deixou de ocorrer no tradicional espaço do Anhembi e agora acontece no ´São Paulo Expo´, ambiente mais amplo e com muito mais conforto em ofertas básicas, como estacionamento com mais vagas, climatização de boa qualidade e banheiros bem equipados. Devo ter frequentado sem interrupções, pelo menos, as oito últimas edições dessa mostra.

004 002 003

Pude acompanhar, portanto, importantes evoluções no universo das motocicletas, como a substituição quase que completa do carburador pela injeção eletrônica de combustível, a adoção de freios ABS e o uso antes inimaginável de Airbags para motos!

006 005

Abismo >> O espaço que separa o nível tecnológico embarcado nas motos atualmente em relação ao cabedal de segurança e design de 15 anos passados é, de fato, abissal.

007

Muitas delas agora oferecem sistema de som com entrada USB, tela de cristal líquido no painel, piloto automático, sistema de freios ABS com distribuição de travagem equilibrada entre as duas rodas, faróis e lanternas em LED, Airbag (como já dito), além de aço de ultra-alta resistência nos quadros e muitos outros componentes com plástico de qualidade extra e com resistência amplificada pelo uso da fibra de carbono em conjunto.

010 008 009

Estilo >> Frequentei nesta segunda-feira (13/11) durante a ´Avant première´ para a imprensa especializada, oito reuniões coletivas de apresentações de produtos das marcas expositoras afiliadas à Abraciclo (associação de fabricantes de motos e bicicletas). Indian, BMW, Ducati, Harley&Davidson, Triumph, Yamaha, Honda e a inglesa Royal Enfield, exibiram as mais incríveis e (muitas vezes) belas máquinas que o mercado global pode oferecer atualmente.

O que um carro faz num salão de motos? A Audi aproveita o estande da Ducati para exibir o feroz RS3. Ambas as marcas pertencem ao VW Group
O que um carro faz num salão de motos? A Audi aproveita o estande da Ducati para exibir o feroz RS3. Ambas pertencem ao VW Group

Acho que, além de toda a tecnologia já destacada, o mercado brasileiro de motos melhorou muito em termos de segurança e a coisa mais espetacular, a meu ver, é a criatividade no design. Penso que o desenho das motos e as reinvenções das suas partes (novos tanques, carenagens esquisitas, posicionamento de pedaleiras, formatos de faróis e guidões, etc…) são tão ilimitados em bom gosto e soluções, quanto às criações de obras de arte.

015 013 014

Quase ficção >> Por exemplo: dá pra imaginar que já é possível apontar o leitor de ´QR-Code´ de um celular para o tanque de uma moto e assim ter acesso ao seu manual de instruções? Sim! A nipônica Honda já oferece isso.

018 016 017

Será que é possível acreditar que – também a partir de um celular conectado à internet – se consiga alterar o mapeamento da entrega de torque e potência de uma moto? Sim. A outra japonesa Yamaha também já disponibiliza essa possibilidade.

Triumph: clássicas sensacionais
Triumph: clássicas sensacionais

Bom gosto >> Pois bem…, ainda no tema tão importante do design, que inclui, também, estilo de época e ergonomia, os brasileiros dão um show de criatividade e versatilidade nas suas invenções artísticas a partir de motocicletas clássicas e ultramodernas. E o Salão Duas Rodas 2017 também mostra isso! Lá no ´fundão´ do São Paulo Expo é possível encontrar diversas empresas de customização exibindo as mais fantásticas ´café racers´ que nada devem às mostras mais ousadas da Califórnia (EUA).

021 020

Enfim…, é um evento bienal imperdível tanto para os fãs das duas rodas quanto para os profissionais que trabalham no ramo. Nas fotos, um resumo da pluralidade do ótimo evento que somente pode ser entendido perfeitamente se acompanhado ´in loco´, com luzes, cores, formas, cheiros e sons das máquinas interagindo com os sentidos humanos. Somente isso pode traduzir a realidade de tanta inovação e tecnologia juntas. (Fotos: Agência FBA/Divulgação permitida de texto e imagens, desde que citada a fonte do site e do autor).

Espaço aberto também para gigantes off-road!
Espaço aberto também para gigantes off-road!

026 023 024 025

027

Incríveis máquinas no estilo ´café racer´ também podem ser vistas no salão
Incríveis máquinas no estilo ´café racer´ também podem ser vistas no salão
Motor Honda de 6 cilindros em linha: ronco espetacular!
Motor Honda de 6 cilindros em linha: ronco espetacular!

030

Os belos capacetes da empresa ´Lucca Customs´
Os belos capacetes da empresa ´Lucca Customs´
Tradicionalíssima marca Vespa: sempre viva no mercado
Tradicionalíssima marca Vespa: sempre viva no mercado

033

034

Royal Enfield: marca centenária inglesa chegando agora ao Brasil
Royal Enfield: marca centenária inglesa chegando agora ao Brasil

036

A espetacular e imponente Honda Gold Wing 2018 ganhou novo design
A espetacular e imponente Honda Gold Wing 2018 ganhou novo design

038 039 040

Honda CB 1.100: moderna, mas com profundas raízes clássicas no seu estilo.
Honda CB 1.100: moderna, mas com profundas raízes clássicas no seu estilo. Abaixo, a caríssima BMW HP-4 Race. Acredite: ela custa R$ 490 mil!

042